Procon Porto Alegre inicia Operação Natal em shoppings

O Procon Porto Alegre começou, nesta semana, a Operação Natal em shopping centers da Capital com uma ação de fiscalização sobre precificação de vitrines.
O objetivo é vistoriar a correta afixação dos preços dos produtos em lojas dos mais diversos segmentos. Já foram autuados 10 estabelecimentos por falta de precificação, localizados nos shoppings Total, Praia de Belas, Iguatemi e BarraShoppingSul. A fiscalização prossegue nesta sexta-feira nos shoppings Bourbon Wallig e Assis Brasil, bem como no Centro Popular de Compras, o Camelódromo.

O Procon Porto Alegre começou, nesta semana, a Operação Natal em shopping centers da Capital com uma ação de fiscalização sobre precificação de vitrines. O objetivo é vistoriar a correta afixação dos preços dos produtos em lojas dos mais diversos segmentos. Já foram autuados 10 estabelecimentos por falta de precificação, localizados nos shoppings Total, Praia de Belas, Iguatemi e BarraShoppingSul. A fiscalização prossegue nesta sexta-feira nos shoppings Bourbon Wallig e Assis Brasil, bem como no Centro Popular de Compras, o Camelódromo.

Na verificação dos preços nas vitrines, o lojista tem a obrigação de destacar claramente nas etiquetas o valor à vista do produto e, caso tenha possibilidade de ser adquirido em parcelas, indicar o valor de cada uma, a taxa de juros praticada e o valor total do financiamento. Estas informações devem constar na etiqueta ou em cartazes em letras grandes, legíveis e uniformes.
A lei das etiquetas existe para que o consumidor possa dimensionar o valor total do débito que assumirá, de forma a evitar o seu superendividamento.
Desde 2008, as equipes de fiscalização do Procon municipal vêm realizando o trabalho de esclarecimento dos lojistas nos centros de compras da Capital sobre a lei que rege a precificação dos produtos.

“As empresas estão sendo autuadas — podendo ser penalizadas com multa que varia de acordo com a receita do estabelecimento —, pois já receberam a orientação prévia sobre a legislação, mas, mesmo assim, persistem na falta da precificação dos produtos nas vitrines”, destaca o diretor executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira.

 

Fonte: Jornal do Comércio

Foto: Cristine Rochol / PMPA

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais