Produto simples e barato é aposta para conquistar consumidor em 2016

Produtos simples e baratos desenhados para consumidores de baixa renda. Esta é a principal tendência de consumo na América Latina para o próximo ano, segundo estudo da consultoria Trendwatching, e um nicho promissor para os empreendedores em busca de ideias.

Produtos simples e baratos desenhados para consumidores de baixa renda. Esta é a principal tendência de consumo na América Latina para o próximo ano, segundo estudo da consultoria Trendwatching, e um nicho promissor para os empreendedores em busca de ideias.

Ainda sem perspectivas para a recuperação econômica, o consumidor deve continuar seletivo com as compras, explica a estrategista da consultoria, Luciana Stein, 45.

“Mas mesmo com pouco dinheiro, os compradores seguem com grandes expectativas por melhores produtos e serviços mais ágeis.”

O setor de comércio e serviços foi justamente o responsável pela maior parte (61,3%) dos novos empreendimentos brasileiros no primeiro semestre deste ano e deve continuar sendo a principal aposta de quem deseja abrir um negócio próprio em 2016.

Outra tendência para o próximo ano são os consumidores conscientes. “Estamos em um momento em que as pessoas usam menos seus carros e estão mais preocupadas com o consumo de água e o impacto no ambiente. Esses setores podem guardar boas oportunidades”, diz Renê Fernandes, gerente de projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV- SP.

Essa onda atinge também os investidores, cada vez mais interessados em negócios com apelo social. “Eu olharia para o setor de economia compartilhada”, afirma.

Dorival Mata-Machado, diretor da empresa de pesquisa de mercado Ipsos, lista outro consumidor: a terceira idade. “Passamos anos pensando nos jovens, mas o envelhecimento da população ocorre no mundo todo. Esses consumidores terão boas condições financeiras e são um mercado promissor para quem investir em produtos que atendam às suas demandas”, diz.

Fonte: ESPM | Núcleo de Estudos do Varejo

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais