Produtos lideram lista de reclamações

Mídias sociais passam a ser novos aliados de consumidores que tentam buscar ressarcimento

No topo da lista de reclamações dos consumidores no Procon-RS, produtos defeituosos também são destaque de queixas nas redes sociais. E as ferramentas virtuais se tornam meios para tentar uma solução com fabricantes.

Um problema na geladeira nova deixou a empresária Marina Zottis, de Porto Alegre, sem o produto por 45 dias. Mesmo chamando a assistência técnica autorizada, não obteve solução. Mais do que um eletrodoméstico com defeito, a empresária aponta os prejuízos de estar sem o refrigerador. – Geladeira não é um produto que temos mais de um em casa, e eu nem teria espaço para colocar outra, enquanto a empresa não solucionasse meu problema – explica Marina.

O Código de Defesa do Consumidor prevê que o objeto com problema seja substituído em até 30 dias. No caso de aparelhos essenciais, a troca ou devolução do dinheiro pode ser solicitada imediatamente.

Marina recorreu aos meios oficiais para solucionar o problema e, estourado o prazo, recebeu uma proposta de troca. Mas muitos consumidores têm apelados às mídias sociais: dois exemplos famosos são de Daniely Argenton, que criou o site www.meucarrofalha.com.br para mostrar o carro comprado a mais de três anos, e que segue parado na garagem, e de Oswaldo Oboreli, com o vídeo que protestava contra a pane em sua geladeira. – Falta o sentimento de fidelização do cliente. A empresa só muda o comportamento quando sente que pode perder consumidores – avalia Omar Ferri Júnior, diretor do Procon de Porto Alegre.

Campeões
Os mais reclamados no Procon Estadual:

• Produtos 32,74%
• Assuntos financeiros 27,75%
• Serviços privados 17,80% (internet e TV por assinatura)
• Serviços essenciais 17,59% (água, luz e telefonia)