Produtos para bebês movimentam o mercado infantil

Os gastos dos pais com os filhos no primeiro ano de vida são os que mais movimentam o mercado infantil. Os empresários investem na venda de enxovais e móveis para bebês e também faturam com confecção de lembrancinhas para maternidade.

O comércio de produtos para bebês cresce a cada dia no Brasil. E para cada filho, o gasto é alto. Uma família de classe média desembolsa cerca de R$ 5 mil no primeiro ano de vida dos pequenos.

A empresária Cristiane Saggal trabalha no mercado infantil há mais de 20 anos. Ela é dona de uma loja no bairro da Penha, na Zona Leste de São Paulo. “A visão que nós temos é que a mãe possa entrar e em um único lugar possa comprar tudo”, diz. Cristiane.

A gestão do negócio é familiar – começou com o pai de Cristiane, o empresário Edson Saggal. O investimento inicial foi de R$ 50 mil para estruturar a empresa. Com o sucesso, vieram novos investimentos e hoje a família comanda uma rede de lojas infantis que oferece mais de mil produtos para crianças.

Muitos pais procuram comprar os produtos antes mesmo do nascimento do bebê, ainda na gestação. É nesta fase que o quarto é montado e o enxoval preparado sem pressa, para que não falte nada. O estabelecimento de Cristiane ajuda os pais de primeira viagem na hora das compras.

“Tem, até porque precisa, né? São muitos itens. É uma variedade muito grande. Então, nós fornecemos uma lista com sugestão dos itens que são realmente necessários”, diz.

A empresária Cristiane Saggal fica sempre atenta ao que é tendência no mercado infantil. A linha de roupas, calçados e acessórios é repleta de novidades o ano todo.

A loja recebe cerca de 6 mil clientes por mês. Alessandra Bandeira está decorando o quarto do segundo filho. Entre enxoval e móveis gastou R$ 5 mil.

“A gente sempre vê uma coisinha diferente, você sempre quer pôr um tapete novo, mudar cortina, mas você vai adequando dentro da sua realidade, dá para fazer uma coisa bacana”, comenta Alessandra.

O faturamento mensal da loja é de R$ 120 mil. Para os próximos meses, a empresa tem planos de expandir os negócios com a abertura de novas unidades.

Decoração
No ateliê da empresária Elaine Muniz, em São Paulo, são produzidas lembrancinhas e artigos de decoração para o quarto e o enxoval do bebê. Tudo é personalizado e rico em detalhes.

Elaine trabalha com a mãe e a irmã. Há seis anos, começaram confeccionando bonecas de pano com um investimento de apenas R$ 2 mil. Hoje, a empresa oferece uma grande variedade de produtos. São mais de 400 tipos, entre lembrancinhas de maternidade, enfeites de porta e acessórios para decoração.

“Agora, a gente tem uma variedade de estampa porque a mãe escolhe vestidinho da boneca, mesma estampa a gente aplica no berço, no detalhe do quadrinho”, explica a empresária.

Toda a produção é feita à mão com muito capricho. “É uma lembrancinha que a mamãe pode usar em três ocasiões: no chá de bebê, no nascimento do bebê e no batizado.”

Os produtos são vendidos através do site. É só acessar a página e escolher o modelo, a estampa e a cor das peças.

Aos nove meses de gravidez, Fabiana Salviano veio fechar pessoalmente o projeto de decoração do quarto do filho.

“Para o Miguel a gente escolheu do fundo do mar. Eu conheço, confio no trabalho deles”, diz a cliente.

Elaine atende, em média, a 40 clientes por mês. O faturamento médio mensal é de R$ 15 mil.

Ecryd Abdala contratou a empresa de Elaine para fazer o enxoval e a decoração do quarto do terceiro filho. O pequeno David ganhou um quarto todo temático depois que saiu da maternidade, com tudo personalizado, para deixar o ambiente do recém-nascido mais alegre. O projeto incluiu o berço, as cortinas, bonecos e quadrinhos. Ecryd gastou R$ 3,5 mil.

“Com a boa aceitação dos nossos produtos, com a boa procura a gente espera crescer 30% até o final do ano”, diz Elaine.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais