Produtos populares se tornam luxuosos no Brasil por causa dos impostos

SÃO PAULO – A forte tributação brasileira transforma produtos que são populares no exterior em produtos de luxo ou premium quando chegam no Brasil. A afirmação é do diretor-presidente da GFK Brasil,…

SÃO PAULO – A forte tributação brasileira transforma produtos que são populares no exterior em produtos de luxo ou premium quando chegam no Brasil. A afirmação é do diretor-presidente da GFK Brasil, Paulo Carramenha.

Durante a Atualuxo 2011, o executivo apresentou uma pesquisa mostrando um exemplo de sua afirmação. “”O carro Smart, da Mercedez-Bens, custa R$ 20.383 nos Estados Unidos, no Brasil ele sai por R$ 64.900. Claro que há um agregamento de valor ao produto, mas grande parte desse preço é de impostos””.

Segundo o levantamento, quando esse carro chega ao Brasil ele é tributado com 18% de ICMS, 35% de Imposto de Importação, 13% de IPI, 1,65% de PIS e 7,6% de Cofins.

Tributos x crescimento

Embora cresça com vigor no Brasil, os empresários do mercado de luxo afirmam que ainda há entraves para a ampliação do setor no País e para 67% deles o principal problema são os impostos. Desses 67%, 73% são de empresários de marcas internacionais, que veem seu negócio sofrer ainda mais aqui no País. “”De fato há muito imposto no Brasil e as marcas de luxo sofrem porque, como seus clientes são pessoas com plenas condições de viajar, optam por comprar em outro país onde a tributação é menor””, explica Carramenha. A pesquisa mostra ainda que, se as compras de produtos de luxo feitas pelos brasileiros acontecessem apenas no País, as marcas desse segmento registrariam em 2010 um faturamento 95% maior que o registrado. E poderiam ter ampliado o quadro de funcionários em 37%.

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