Programa de qualificação profissional é lançado pela Prefeitura da Capital

Sindilojas POA é parceiro do Capacita+POA

A Prefeitura de Porto Alegre lançou, na tarde desta terça-feira, dia 5, o programa Capacita+ POA, oferecendo 2.726 vagas gratuitas em 36 cursos de qualificação profissional. Destinado a moradores da capital em busca do primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho, as inscrições podem ser feitas online ou presencialmente no Sine e nas escolas do Senac/RS da capital. A instituição é responsável por ministrar as aulas, e além da capacitação, os alunos receberão vale-transporte e coffee break. O programa visa fortalecer as habilidades profissionais dos participantes e facilitar sua inserção ou retorno ao mercado de trabalho. A oferta é para moradores de Porto Alegre. Os cursos você vê aqui.

O programa Capacita+ POA, lançado pela Prefeitura de Porto Alegre, tem como objetivo auxiliar aqueles que buscam capacitação profissional, especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade, para facilitar sua inserção ou recolocação no mercado de trabalho. As aulas abrangerão diversas áreas, incluindo hospitalidade e gastronomia, gestão e comércio, infraestrutura, educação, saúde, design, tecnologia da informação e beleza. Essa diversidade de cursos reflete a intenção de oferecer oportunidades em setores variados, atendendo às demandas de diferentes segmentos profissionais.

O período de inscrições para o programa Capacita+ POA encerra em 31 de janeiro de 2024, às 18h. As aulas para parte dos cursos estão programadas para começar em março, e uma segunda janela de solicitações será aberta caso as vagas disponíveis não sejam preenchidas. Alunos que abandonarem os cursos não poderão fazer novas inscrições nas janelas seguintes. Os candidatos podem escolher até três cursos em ordem de preferência durante a inscrição. Se habilitados e selecionados, serão chamados primeiro para o curso na opção 1. Em caso de superlotação, os candidatos podem ser convocados para cursos nas opções 2 ou 3, respeitando critérios de desempate.

Para desempate em cursos com mais inscrições do que vagas, serão considerados critérios como vulnerabilidade socioeconômica, situação de desemprego, quantidade de dependentes, idade igual ou inferior a 24 anos, e idade igual ou superior a 60 anos. Solicitantes não selecionados podem entrar na lista de suplentes e serão convocados em caso de desistência de algum classificado.

Arcione Piva, presidente do Sindilojas POA comentou sobre o lançamento do programa e da satisfação da Entidade em contribuir para a educação em nossa capital. “Temos muita alegria em firmar essa parceria com a Prefeitura de Porto Alegre a fim de criar oportunidades de capacitação e mudar mais de 2700 vidas por meio do aprimoramento profissional”. Os cursos escolhidos abrangem áreas estratégicas alinhadas com as necessidades do mercado. O Sindilojas POA crê que o programa Capacita+POA é o caminho para uma Porto Alegre mais igualitária, justa e desenvolvida.

Por Rodrigo Bussolin

Veja também

    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais