Projeto autoriza o uso do FGTS para trabalhador pagar dívida do IPTU

SÃO PAULO – O projeto que autoriza o uso de recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para o trabalhador pagar dívida do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e de taxas municipais…

SÃO PAULO – O projeto que autoriza o uso de recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para o trabalhador pagar dívida do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e de taxas municipais incidentes sobre a casa própria está sendo analisado pela Câmara dos Deputados. A proposta (121/11), do deputado Jonas Donizette (PSB-SP), prevê a utilização de mais de uma conta vinculada do FGTS para pagar a mesma dívida, opção disponível apenas para os titulares das contas que integrarem a mesma família e residirem no mesmo imóvel. De todo modo, o valor máximo da movimentação não poderá exceder o total do débito tributário. Para Donizette, a medida serve para auxiliar famílias que, depois de “grandes sacrifícios para adquirir a casa própria”, enfrentam o drama de perder o imóvel por incapacidade financeira de pagar tributos. “Como a legislação já permite que o trabalhador utilize os recursos do FGTS para adquirir a casa, é justificável o uso, também, para preservar a propriedade”, complementa.

Municípios

De acordo com informações da Agência Câmara, o deputado ainda argumenta que a medida terá impacto positivo nas finanças públicas municipais, já que vai contribuir para reduzir a inadimplência, o que consequentemente aumentará a receita das prefeituras. Pela legislação em vigor, o trabalhador pode movimentar a conta no FGTS em caso de doença grave e desastres naturais, além da compra da moradia própria. O projeto tramita em conjunto ao do deputado Jefferson Campos (PTB-SP), que autoriza o uso do FGTS para pagar, além do IPTU, tarifas de água e luz. Ambas serão analisadas pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais