Promover experiência de compra é processo irreversível no varejo

Já pensou em chegar a uma loja e tomar um drink, jogar fliperama ou apenas descansar de uma caminhada desfrutando de um ambiente agradável? Pois prepare-se, se você trabalha no varejo ou pretende empreender…

Já pensou em chegar a uma loja e tomar um drink, jogar fliperama ou apenas descansar de uma caminhada desfrutando de um ambiente agradável? Pois prepare-se, se você trabalha no varejo ou pretende empreender nesta área, é melhor pensar porque é essa a grande tendência para o setor. “Esse movimento de promover uma experiência de compra, tornando a loja em um lugar de socialização, é um processo irreversível”, sentenciou o empresário e especialista em varejo, José Resende, que liderou uma turma de lojistas e arquitetos para visitas técnicas em algumas lojas que já adotam esse conceito em suas unidades. A atividade, que faz parte do programa da 3ª Edição da Feira Brasileira do Varejo (Febravar), tem o objetivo de mostrar na prática algumas experiências de sucesso.

Maior rede varejista de moda do Brasil, nona marca em varejo e a terceira em moda da América Latina, a Renner é um desses modelos. “Eles encontraram uma maneira diferente de se relacionar com os clientes. Se prepararam para ser grandes e agora buscam crescer em outro ambiente que também é tendência entre as grandes redes do mundo, que é abrir lojas segmentadas”, disse Resende sobre a nova unidade inaugurada na Rua Padre Chagas, localizada em um dos bairros de luxo de Porto Alegre.

Na unidade é possível ver de perto essa transformação pela qual passa o varejo. Ambiente agradável, roupas expostas de forma harmônica e até um lounge na área externa, onde os clientes podem descansar das compras. Tudo foi pensando para atrair o consumidor local. “Foi feita uma curadoria da loja, que é pensar em cada detalhe para receber esse público diferenciado. Desde a arquitetura da loja, passando pela seleção das coleções até às exposições das roupas, que contam uma história para o consumidor”, ressalta Resende.

Histórias, aliás, é um capítulo à parte na Renner, que tem muitas para contar através dos seus colaboradores. E isso é outro diferencial da empresa. “A política de encantamento ao cliente também é praticada internamente. A gente se apaixona pela empresa e seus valores”, confessa a gerente da loja Renner do Shopping Iguatemi, Kerlin Alexandre, profissional que acompanhou o grupo da Febravar e que está há 17 anos na Renner.

Segundo Resende, a valorização da equipe é outro fator de relevância para o sucesso do negócio. “Não existe cliente feliz, com equipe infeliz”, avalia. Por isso, investir na equipe é outro caminho indispensável para o lojista. “Nesta situação de crise, o lojista precisa se unir a sua equipe para tê-lo ao seu lado”.
Outro exemplo de loja que sabe explorar bem o processo de socialização com o cliente é a Hemb. Basta entrar na unidade de multimarcas masculinas, localizada na Avenida Anita Garibaldi, para sentir-se em outro lugar. “Nem parece que estamos em Porto Alegre”, era a frase mais falada pelos participantes do tour.

Felipe Hemb, proprietário e idealizador do projeto, conta que a loja trabalha com design estratégico. Isso se traduz em araras que se movem, mudando o ambiente de acordo com a ocasião, escada que vira estoque de calçados, caixa que se torna um local de entretenimento. Além do atendimento personalizado. “Tem clientes que pegam algumas peças, levam para casa, experimentam e só depois compram”, diz Felipe.
Luciano Bettio, lojista de móveis e decoração de Erechim, diz que sai das visitas com diversas ideias para aplicar no seu negócio. “Já estou pensando em mudar a exposição dos produtos e a forma de tratamento com a equipe”, revelou ele sobre a vivência. Segundo Bettio, é possível, sim, incorporar alguns conceitos aprendidos nas visitas técnicas da Febravar.

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