Propaganda que gera conversão

Para serem assertivos, os anúncios on-line e em veículos tradicionais de mídia exigem planejamento.

Propaganda é a alma do negócio. A frase é antiga, mas seu sentido permanece. Enquanto as grandes marcas e redes investem muito dinheiro em propaganda, para os pequenos e médios varejistas o assunto ainda gera incertezas, principalmente depois do advento das redes sociais e da possibilidade de utilizá-las como canal gratuito de divulgação. A área da propaganda é complexa, portanto não basta apostar somente nos canais mais baratos ou gratuitos sem antes ter um bom planejamento e conhecer as maneiras de obter alcance e visibilidade. O sócio-diretor da FM Consultoria, escritor e professor da área de planejamento e branding, Felipe Morais, é enfático ao afirmar: “Uma empresa que não investe em mídia está errando muito, porque você precisa se destacar no mercado, as pessoas precisam saber que sua loja existe”.

O consultor do Sebrae Fernando (Nando) Andrade, CEO da Agência OCV e fundador do podcast “Comunicando e Andando”, dá o caminho para os varejistas que pretendem investir, mas têm dúvidas sobre como iniciar um planejamento de comunicação: “Tudo começa pelo cuidado com a marca”, diz ele. Isso envolve ter uma identidade visual caprichada, que passa credibilidade.

O segundo ponto é saber quem é seu público-alvo, para direcionar os investimentos aos canais mais acessados por esse público. Sabendo quem é o seu cliente, é possível investir mais em determinada rede social, sem deixar de lado outras mídias, mas focando naquela que você sabe que é a preferida do seu público”, esclarece o consultor.

Para ler esta matéria em sua totalidade e demais assuntos, acesse a revista “Conexão Varejo” clicando aqui.