Qualidade do crédito ao consumidor cai 0,4% no terceiro trimestre de 2010

SÃO PAULO – A qualidade do crédito ao consumidor piorou no terceiro trimestre deste ano. A queda foi de 0,4%, o que fez que o indicador alcançasse 80 pontos. Os dados são da pesquisa da Serasa Experian…

SÃO PAULO – A qualidade do crédito ao consumidor piorou no terceiro trimestre deste ano. A queda foi de 0,4%, o que fez que o indicador alcançasse 80 pontos. Os dados são da pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta terça-feira (19). Segundo os economistas do Serasa, o recuo é resultado do aumento acelerado do endividamento dos consumidores estimulado pelas condições de crédito mais favoráveis, pelos níveis de confiança. De acordo com os analistas, também contribuiu com este cenário, segundo o indicador, o fato de que a evolução do endividamento não foi acompanhada, na mesma proporção, pelos incrementos na renda do consumidor. Dessa forma, houve a redução da qualidade de crédito do consumidor. Ou seja, houve um aumento do risco de inadimplência.

Trajetória

Independentemente da queda, o índice ainda permanece em níveis acima dos registrados durante o segundo semestre de 2009, quando os impactos da crise financeira mundial rondavam o País. O indicador avalia, em uma escala de zero a 100, a qualidade de crédito do consumidor: quanto maior, melhor a qualidade e, portanto, quanto menor, pior a qualidade, o que significa que há mais chances de inadimplência.

O indicador O Indicador de Qualidade do Crédito segue o conceito que existe nas economias mais desenvolvidas. Ele é usado como referência para o mercado e para definição de expectativas do empresário e do consumidor. Com divulgação trimestral, o indicador mostrará, quando houver melhora da qualidade do crédito, uma tendência ao declínio da inadimplência e, a partir daí, espaço para redução das taxas de juros, já que há um risco menor.

Veja também

    Noticias

    Fim do ano: Sindilojas POA orienta lojistas sobre limites de horário

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Isenção de IR: Milhões de reais devem aquecer o varejo de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    O novo conceito da FBV: o futuro do varejo é agora

    Veja mais
    Noticias

    Tsunami Prateado: aproveite essa oportunidade

    Veja mais