Qualidade do crédito ao consumidor se mantém estável no quarto trimestre

SÃO PAULO – A qualidade do crédito ao consumidor registrou estabilidade no quarto trimestre do ano passado. O indicador Serasa Experian da modalidade manteve-se em 80 pontos, assim como no terceiro trimestre,…

SÃO PAULO – A qualidade do crédito ao consumidor registrou estabilidade no quarto trimestre do ano passado. O indicador Serasa Experian da modalidade manteve-se em 80 pontos, assim como no terceiro trimestre, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (14). Segundo os economistas da Serasa, a estabilidade verificada é resultado do equilíbrio do aumento dos níveis de endividamento dos consumidores e da evolução favorável do emprego e da renda. Tendo em vista que a evolução prospectiva para o mercado de trabalho em 2011 mostra-se menos favorável do que a verificada em 2010, explicam os especialistas, a intensidade de expansão do endividamento, sobretudo ao longo dos primeiros meses deste ano, será crucial para o delineamento da trajetória da qualidade de crédito dos consumidores em 2011.

Trajetória

Com o resultado, o índice ainda permanece em níveis acima dos registrados durante o segundo semestre de 2009, quando os impactos da crise financeira mundial rondavam o País. O indicador avalia, em uma escala de zero a 100, a qualidade de crédito do consumidor: quanto maior, melhor a qualidade e, portanto, quanto menor, pior a qualidade, o que significa que há mais chances de inadimplência.

O indicador

O Indicador de Qualidade do Crédito segue o conceito que existe nas economias mais desenvolvidas. Ele é usado como referência para o mercado e para definição de expectativas do empresário e do consumidor. Com divulgação trimestral, o indicador mostrará, quando houver melhora da qualidade do crédito, uma tendência ao declínio da inadimplência e, a partir daí, espaço para redução das taxas de juros, já que há um risco menor.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais