Qualificação dos profissionais no mercado de trabalho aumenta chance de efetivação

Contratar temporários para os meses finais de 2015 não será difícil. É o que indica o levantamento feito pelo Sindilojas Porto Alegre com lojas de diversos setores do varejo, como vestuário, calçados, aparelhos eletrônicos entre outros. Segundo os lojistas entrevistados, aumentou o número de profissionais qualificados à procura de vagas no mercado, o que facilita e melhora a seleção dos empregadores. A expectativa para efetivação dos temporários é alta conforme 67% das empresas consultadas. De acordo com elas, há possibilidade de permanência daqueles que se destacarem em suas funções, podendo até mesmo haver realocação entre lojas da mesma rede.

Dentre os lojistas contatados, 27% afirmam que terão vagas abertas para atuação temporária nos próximos meses. Contudo, 63% destes alegam que o número de temporários para o fim do ano irá diminuir em relação ao mesmo período em 2014. A crise e a diminuição do fluxo de pessoas nas lojas são alguns dos motivos citados pelos empresários. Outros 7% estimam aumentar o número de vagas em relação ao ano passado.

Em 15% dos estabelecimentos, as contratações começam já no mês de outubro, outros 45% devem contratar a partir de novembro e 55% das lojas apenas em dezembro. Além disso, 5% das empresas pretendem manter esses funcionários temporários até fevereiro de 2016.

Fonte: Sindilojas Porto Alegre