Quanto custa amenizar o calor?

Temperatura elevada dos últimos dias aumentou a venda de ventiladores e splits nas lojas do Centro da Capital. Economize na hora de usar

A chuvarada de ontem e a queda na temperatura aliviaram o calorão que fez os lojistas triplicarem a venda de ventiladores e splits no Centro da Capital. Nos últimos quatro dias úteis, com a máxima acima dos 30ºC, o movimento no comércio foi como nos dias mais quentes de verão: lojas apinhadas e consumidores disputando os produtos. E as previsões indicam um verão quente e seco.

Vendas deram um salto

Somente na CR Die Mentz da Rua Doutor Flores, foram vendidos 149 ventiladores desde a sexta-feira. Para se ter uma ideia do aumento na procura deste produto, em todo o mês de setembro, a loja havia vendido apenas duas peças. Dez splits também foram vendidos.

Previsão é de aumento de 30%

Na Colombo, de 84 ventiladores vendidos em novembro, 28 sumiram das prateleiras só nos últimos quatro dias.
– Se continuar esse calor, a previsão é de aumento de 30% nas vendas em relação ao mesmo período de 2010 – afirmou a gerente operacional da Colombo, Cláudia Cilene Martins.

Nem todo mundo sofre…

Natural de Manaus, capital do Amazonas, a cabeleireira Aucirene Lima de Aguiar, 34 anos, estranhou a reclamação dos gaúchos. Acostumada com temperaturas que, na média, variam de 40ºC graus a 45ºC graus nesta época, ela dispensa até leques para se abanar em Porto Alegre. Ontem, porém, Aucirene foi comprar um ventilador por R$ 59,90 para uma amiga hospitalizada. – Ela me pediu porque estava sentindo muito calor – explicou.

Ventilador de teto é o top

O Sindilojas Porto Alegre diz que a linha de ventiladores registrou um aumento de 15% a 20% nas vendas nos últimos dias. O vice-presidente do entidade, Paulo Kruse, diz que é grande a procura, mas os que mais vendem são os de teto. – Sempre que a temperatura passa dos 30ºC, as vendas crescem muito. Este ano, podem faltar ventiladores de teto – afirma Paulo.