Quase 90% dos consumidores devem pagar à vista os presentes de Natal

SÃO PAULO – Para este Natal, 82% dos consumidores pretendem pagar à vista pelos presentes que comprarem. Deles, 58% pretendem utilizar dinheiro, enquanto 41% darão preferência ao cartão de débito e 2% aos cheques.

De acordo com a pesquisa “Expectativa em relação a gastos com presentes para o Natal”, realizada em parceria pela Enfoque Pesquisa e Marketing e a NetQuest Brasil, 67% dos consumidores brasileiros pretendem pagar pelos presentes a prazo.

Entre os consumidores que não devem para à vista pelos presentes de Natal, 51% têm a intenção de pagar com cartão de crédito, utilizando o parcelamento, e 20% devem usar o plastico, mas com o parcelamento da dívida. O crediário oferecido pelas lojas está nos planos de 8% dos consumidores, enquanto 2% devem usar o cheque pré-datado.

Na faixa de intenção de gastos dos consumidores, de R$ 100 a R$ 300, 81% pretendem pagar por esse valor à vista.

Salário

Dos entrevistados que afirmaram receber 13º salário, 64% afirmaram que pretendem utilizá-lo para comprar os presentes de Natal. Entre os que responderam positivamente, 71% têm idade entre 21 e 30 anos. Entre os 36% que não pretendem utilizar o 13º para pagar pelos presentes, 47% possuem entre 51 e 60 anos.