Quatro dicas para transformar seu negócio em uma franquia

O franchising tornou-se uma via de mão dupla: funciona tanto para quem deseja abrir o negócio próprio como para o empreendedor que quer crescer e não tem capital suficiente para multiplicar sozinho. Tanto…

O franchising tornou-se uma via de mão dupla: funciona tanto para quem deseja abrir o negócio próprio como para o empreendedor que quer crescer e não tem capital suficiente para multiplicar sozinho. Tanto que atualmente são mais de 3 mil marcas adeptas a esse sistema no Brasil – segmento que obteve crescimento de 9% só no primeiro trimestre de 2015.

“É um progresso que você não vê na maioria dos setores”, comenta a diretora da regional Sul da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Fabiana Estrela.

Conquistar sucesso com a própria rede de franquias, porém, exige preparação, investimento, e, especialmente, a criação de um produto ou serviço com características difíceis de serem copiadas. Além disso, de acordo com a consultora em negócios e franchising e instrutora homologada da ABF, Viviane Almada, “o processo deve considerar outros aspectos essenciais para que os envolvidos colham os melhores resultados”.

Capacidade de produção, gestão administrativa e avaliação financeira dos possíveis franqueados são importantíssimos para a conclusão do processo.

O candidato a franqueador precisa, ainda, realizar uma análise financeira do seu negócio e elaborar um contrato jurídico eficiente – incluindo um manual com todos os processos da franquia especificados. Mais do que isso, os especialistas reforçam a necessidade da vocação para ensinar outras pessoas a operar o negócio, tornando-se, de fato, um “franqueável”.

Confira a seguir quatro dicas elaboradas pela ABF para construir sua futura rede de franquias e obter sucesso na empreitada.

BOM NEGÓCIO

Certifique-se de que sua empresa seja padronizável, capaz de gerar ganhos de escala e competente nas áreas de relacionamento e treinamento. Esses “mantras” são essenciais.

REDE VANTAJOSA

Pergunte-se a cada mês: “Que vantagens construo para meus franqueados?”. Esse exercício de empatia faz a equipe manter o foco no que interessa.

PLANEJAMENTO

Projete crescimento em termos de regiões e ritmo e estabeleça um processo afunilado de seleção de franqueados.

ANÁLISE

Meça os diferentes resultados e teste variáveis possíveis do seu negócio antes de iniciar uma franquia. Esse procedimento ajuda a alinha expectativas e a evitar decepções e desgastes futuros.

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