Rafael Terra apresenta 50 dicas de marketing digital no Café com Lojistas

Evento sobre estratégias de vendas nas mídias sociais aconteceu na última quarta-feira (07), na Arena uMov.me.

Saber qual a melhor estratégia a ser usada em cada rede social para atingir os consumidores é um grande desafio para as empresas, e isso se torna ainda mais complexo para pequenos e médios negócios, que não contam com uma equipe especializada para pensar suas publicações. Para ajudar nessa tarefa, o especialista em marketing digital, CEO da agência Fabulosa Ideia, Rafael Terra foi quem conversou com os empresários no evento da última quarta-feira (07), na Arena uMov.me.

Terra destacou as principais características de cada plataforma, falou sobre quais são as mais indicadas para empresas do varejo e esclareceu uma dúvida comum a respeito de uma das recentes atualizações do Instagram: “Embora hoje não seja mais possível visualizar o número de curtidas nas postagens, elas continuam sendo importantes principalmente para as marcas. Um post com um grande número de likes terá uma posição privilegiada, aparecendo mais para os usuários”, salientou.

Outro ponto comentado foi a necessidade de se gerar conteúdo e não apenas focar na venda de produtos nos canais digitais. Segundo o palestrante, a marca precisa dar motivos para as pessoas interagirem, comentarem e elogiarem a marca. “Se você trabalha só com vendas nas redes você se torna cansativo e não gera engajamento. Para isso, é possível utilizar a regra 80/20: 80% você engaja através de conteúdos que interessem para o seu público, que tenham relação com a sua empresa, e os outros 20% você vende.”

Criar campanhas e gatilhos mentais para movimentar a interação e a compra também é algo que pode ser feito, avalia Terra. Aproveitar as datas comemorativas – das mais tradicionais até as mais inusitadas, como o Dia da Pizza, por exemplo -, o tempo – se está chovendo, se faz sol, calor, frio, etc. -, mostrar quantas peças de determinado produto há em estoque ou fazer promoções relâmpago são ações que geralmente dão certo. “Dentro das datas comemorativas, que tal selecionar aqueles clientes especiais e enviar um mimo? Esse tipo de iniciativa conquista as pessoas, faz elas divulgarem a empresa e gerar credibilidade para novos clientes quererem comprar”, argumentou.

Diversas outras dicas foram compartilhadas pelo palestrante, que retornou ao Café com Lojistas após dois anos de sua primeira participação no evento do Sindilojas Porto Alegre. Em 2017, Rafael Terra falou sobre Inbound Marketing.

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