Raio X do consumo

Mais da metade das famílias brasileiras (51%) gastou mais do que ganhou em 2016

Mais da metade das famílias brasileiras (51%) gastou mais do que ganhou em 2016. Foi isso que revelou um levantamento da Kantar Worldpanel, chamado Holistic View 2017, que mapeia os mais recentes movimentos de consumo no País. Além disso, o relatório mostrou diversos outros dados a respeito do comportamento de compra do ano passado, como a renda média mensal, que ficou em R$ 3.108, enquanto o valor médio direcionado às despesas ficou em R$ 3.159. Confira outras informações divulgadas na pesquisa:

  • R$ 969 foi o valor médio por família desembolsado com conta/ crédito de celular ou aquisição de aparelho, 23% a mais do que no ano anterior;
  • Entre todas as classes sociais, apenas a A e a B não têm como despesa primordial a alimentação dentro do lar;
  • 27% dos gastos foram destinados para alimentação e bebidas dentro do lar, higiene e limpeza da casa;
  • 33% foram direcionados para habitação, transporte e serviços públicos;
  • 40% foram para demais setores, como saúde, educação e lazer;
  • As contas de serviços públicos corresponderam a 7% do orçamento, sem aumento em relação a 2015;
  • Gastos fora de casa com alimentos e bebidas subiram. E o jantar foi a refeição menos realizada fora de casa.

Conexão Varejo

Essa matéria está na edição de dezembro da revista Conexão Varejo, que é distribuída gratuitamente para os associados do Sindilojas Porto Alegre. Clique aqui e leia a revista agora mesmo. 

Veja também

    Cursos e eventosNoticias

    Entidades do comércio debatem o papel coletivo no fortalecimento do varejo de moda

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Co.nectar Day acontece com foco na transformação dos desafios do varejo em açõ...

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Sindilojas POA e Co.nectar Hub criam espaço para o fortalecimento de vínculos es...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre realiza reunião de diretoria com a presença do president...

    Veja mais