Receita Federal cria malha fina para pessoa jurídica

26 mil empresas receberam comunicado alertando que foram encontradas incoerências nas Declarações de 2012

A Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (05/03) a criação da malha fina para pessoa…

26 mil empresas receberam comunicado alertando que foram encontradas incoerências nas Declarações de 2012

A Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (05/03) a criação da malha fina para pessoa jurídica que terá como foco as pequenas e médias empresas. O secretário de Fiscalização da Receita Federal, Iágaro Jung Martins, informou que 26 mil empresas receberam um comunicado da Receita no último dia 23 de fevereiro alertando que foram encontradas incoerências nas declarações de 2012. As empresas que estão na malha foram orientadas a consultarem no site da Receita (e-Cac) o extrato lançado apontando essas inconsistências.

Martins disse que a Receita dará 90 dias para que as empresas avaliem os dados e façam a autorregularização por meio de uma retificação na declaração. Após esse período, as empresas podem sofrer a qualquer momento a fiscalização da Receita Federal. “A vantagem para a Receita é autorregularização por gerar uma arrecadação espontânea. Para o contribuinte, a vantagem é que havendo a autorregularização não há pagamento de multa que vai de 75% a 225% sobre o valor sonegado”, disse.

“Queremos uma relação de transparência com a pessoa jurídica, principalmente as pequenas e médias”, afirmou. A Receita calcula que os créditos lançados podem somar R$ 7,2 bilhões. Martins garante que a oportunidade de autorregularização não significa um afrouxamento na fiscalização. “Não significa que a fiscalização da Receita virou gatinho”, afirmou.

Veja também

    Notícias

    Marcella Lorenzon fala sobre moda, comportamento e consumo no Varejo em Movimento

    Veja mais
    Notícias

    Emagrecimento impulsiona nova jornada de consumo e muda hábitos além da saúde

    Veja mais
    Notícias

    Sindilojas POA lidera ranking de inovação entre entidades empresariais do Sul do...

    Veja mais
    Notícias

    Escala 5×2: especialistas analisam impactos econômicos e desafios para o varejo

    Veja mais