Redes sociais estão presentes no cotidiano de metade da população gaúcha

Não importa a faixa etária ou a renda mensal, 52,3% dos gaúchos afirmam que utilizam as redes sociais diariamente. Dentre os sites, o Facebook é apontado como o que mais registra acessos.

O resultado…

O resultado dessa interação online estimula a troca de informações sobre decisões de compra e a indicação de lojas e produtos. O uso das redes sociais também alimenta os debates sobre as questões econômicas e serve como difusor de opiniões sobre o tema.

O uso de smartphone também foi analisado pelo levantamento. Segundo os dados, 65% dos gaúchos não utiliza esses aparelhos e seus principais usuários são o público jovem. O acesso às redes sociais foi indicado como o principal motivo para o uso dos smartphones, o que corresponde a 65,9% das respostas. Em segundo lugar foram citadas as funções de ligações e mensagens via SMS (21,1%).

Vale salientar que essa é a primeira vez em que a população tem acesso a novas ferramentas de comunicação e relacionamento frente a um cenário econômico como o que o Brasil está vivendo. A pesquisa indica ainda que em cenários instáveis o consumidor tende a se reposicionar, a buscar alternativas de consumo e a aumentar a solidariedade entre grupos.

Os dados são de pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa de Opinião, IPO.