Redução do IPI e da taxa de juros podem ter refletido em maior endividamento dos gaúchos

Cartões de crédito, carnês, crédito pessoal e financiamento para compra de automóvel são os tipos de dívidas mais recorrentes entre as famílias do Estado. É o que revela a PEIC-RS (Pesquisa de…

Cartões de crédito, carnês, crédito pessoal e financiamento para compra de automóvel são os tipos de dívidas mais recorrentes entre as famílias do Estado. É o que revela a PEIC-RS (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas), divulgada nesta quinta-feira (26) pela Fecomércio-RS. E o total dos débitos em aberto alcança 63,4% dos gaúchos, variação acima na comparação com março (53,2%) e similar ao resultado de abril do ano passado (63,3%).

A parcela da população endividada é um reflexo, segundo economistas da Fecomércio-RS, após período de quitação de parte das dívidas contraídas na época do Natal, de medidas como redução do IPI de eletrodomésticos, que em geral são adquiridos a prazo, e da redução das taxas de juros, que podem estar implicando o aumento do endividamento. Além disso, a magnitude atípica da queda do indicador em março torna natural uma elevação em abril. Ainda assim, o percentual de famílias endividadas mantém-se abaixo de sua média histórica (69,3%).

A parcela de famílias que se declaram muito endividadas subiu de 11,8% em março para 15,2% em abril, retornando ao patamar de fevereiro deste ano. O tempo de comprometimento com dívidas aumentou de 7,4 meses em março para 8,4 meses em abril, movimento coerente com a formação de novas dívidas. Apesar disso, “dada a evolução dos últimos anos, podemos avaliar que os números do endividamento estão sob controle, dentro do esperado”, analisa o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi.

O dirigente lembra que mesmo com elevação do endividamento, a parcela da renda comprometida com dívidas apresentou redução de 37,1% em março, para 32,9% em abril. Os principais tipos de dívida atualmente são: cartão de crédito (80,2%), carnês (32,8%) e crédito pessoal (27,6%).

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais