Reforma Trabalhista foi o tema do Café com Lojistas desta segunda-feira

O evento foi uma oportunidade para os lojistas esclarecerem dúvidas sobre as mudanças na lei e impacto no varejo

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, o Café com Lojistas sobre Reforma Trabalhista, realizado pelo Sindilojas Porto Alegre. O evento foi uma oportunidade para os lojistas esclarecerem dúvidas sobre as mudanças na lei e seu impacto no varejo. A palestra foi ministrada pelo advogado trabalhista Flavio Obino Filho.

De acordo com o palestrante, as mudanças na legislação trabalhista são as maiores de marco legal da história do Brasil, com 360 dispositivos alterados, que passam a valer a partir de 11 de novembro. Para ele, a Reforma Trabalhista protege o empreendedorismo e aposta na flexibilização da legislação para facilitar a contratação e geração de novos postos de trabalho. “É uma verdadeira revolução no que diz respeito à flexibilização da contratação e no incentivo à negociação coletiva”, explicou.

Um dos pontos de destaque na Reforma Trabalhista, apontou o palestrante, é a possibilidade de jornada intermitente, que permite contratar trabalhadores para períodos de prestação de serviços, que poderão ser alternados períodos em horas, dias ou meses: “É um mecanismo fantástico para o empresário do setor varejista. O empregador pode convocar o empregado, que pode aceitar ou não aquele trabalho. Ao final de cada período, ele receberá a remuneração, férias proporcionais com 1/3, 13º salário proporcional, repouso semanal remunerado (RSR) e adicionais legais”.

Segundo Flavio Obino Filho, a Reforma Trabalhista “valoriza a autocomposição coletiva, a contratação direta relativizando o conceito de hipossuficiência, atacando o ativismo judicial, e criando regras contrárias a entendimentos jurisprudenciais prevalentes na Justiça do Trabalho, buscando, assim, acabar com as aventuras judiciais”.

O próximo Café com Lojistas acontece no dia 26 de setembro, a partir das 8h30, com o tema Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, ministrado pela sócia da empresa Dados & Fatos Pesquisa de Mercado, Patricia Menda. 

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais