Região Metropolitana de Porto Alegre registra menor desemprego da série histórica

A pequena variação positiva do nível ocupacional (0,4%), concomitantemente à relativa estabilidade da População Economicamente Ativa (PEA) (-0,2%), foi o que determinou a continuidade na redução da taxa…

A pequena variação positiva do nível ocupacional (0,4%), concomitantemente à relativa estabilidade da População Economicamente Ativa (PEA) (-0,2%), foi o que determinou a continuidade na redução da taxa de desemprego total na Região Metropolitana de Porto Alegre, que atingiu 6,4%, situando-se no mais baixo valor anual da série histórica. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (29) pela Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE), durante detalhamento da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED).

A População em Idade Ativa (PIA) — indivíduos com 10 anos ou mais — aumentou 0,7% em 2013, chegando a 3.363 mil indivíduos. Já a PEA, que corresponde à parcela da PIA que se encontra ocupada ou desempregada, evidenciou relativa estabilidade (-0,2%), totalizando 1.900 mil pessoas. Em decorrência desses comportamentos, a taxa de participação retraiu-se, passando para 56,5%, frente aos 57% de 2012, o que indica uma menor pressão da oferta de força de trabalho no mercado de trabalho.

No cenário nacional, a taxa de desemprego no conjunto das seis regiões metropolitanas onde a Fundação Seade e o Dieese realizam a pesquisa caiu para 10,3% em 2013, ante 10,4% em 2012. Segundo o levantamento, o total de ocupados no conjunto das regiões foi estimado em 18,6 milhões de pessoas em 2013, uma alta de 0,4% na comparação com o ano anterior.

O nível de ocupação em 2013 cresceu em Belo Horizonte (2,5%), no Recife (0,9%), em Fortaleza (0,7%), Salvador (0,5%) e Porto Alegre (0,4%) e ficou relativamente estável em São Paulo (-0,2%). Já em dezembro do ano passado, a taxa de desempregados passou de 9,5% em novembro para 9,3%.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais