Região Sul teve maior queda do País no consumo de energia em fevereiro

A Região Sul consumiu 4,1% menos energia em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foi uma queda mais intensa do que a registrada pelo Sudeste, outra região que consumiu menos.

No Sul, a…

No Sul, a maior queda ocorreu no segmento residencial. Foi 9,1% menos energia. Chamado de segmento de baixa tensão, este tipo de consumidor teve em 2014 um fevereiro atípico, com temperaturas elevadas e picos de consumo. Além disso, o Carnaval ocorreu em março no ano passado e o feriado costuma reduzir consumo por haver menos dias úteis no mês, o que é esperado para 2015.

Na média nacional, a queda de fevereiro consumo residencial é a primeira desde 2008.

“Contudo, as razões que levaram a este resultado, concentrado nas regiões Sul e Sudeste, não autorizam ainda associá-lo ao recente aumento das tarifas, embora já vigorasse o sistema de bandeiras tarifárias. Apenas nos próximos meses o consumo de energia deverá refletir as novas tarifas extraordinariamente revisadas e, em alguns casos, acrescidas ainda do aumento ordinário, referente ao aniversário do contrato de concessão.” – diz a análise da Empresa de Pesquisa Energética.

Queda também no consumo de energia pela indústria (-1,4%) e pelo comércio no Sul (-5,4%). Uma grande retração na indústria gaúcha ocorreu no setor automobilístico, que consumiu 17% menos energia no mês. Influenciou também seus fornecedores. Fábricas de produtos químicos e borracha demandaram 3% menos energia elétrica.

Ainda não foram fechados dados de março, mas espera-se queda no consumo. Temperaturas mais amenas no Sul devem influenciar até mais do que o aumento de tarifas.