Retail Experience Design, potencializando marcas, experiências e conexões

O Café com Lojistas deste mês trata sobre Retail Experience Design, que é a construção de marcas, experiências e conexões entre os consumidores no ponto de venda. O palestrante convidado é o Diretor…

O Café com Lojistas deste mês trata sobre Retail Experience Design, que é a construção de marcas, experiências e conexões entre os consumidores no ponto de venda. O palestrante convidado é o Diretor Executivo do GADretail’, Leonardo Araújo, quem escreveu o texto a seguir sobre o tema do evento do dia 19 de junho.

Nunca o varejo teve tantas oportunidades de diferenciação como nos últimos tempos. Uma série de inovações tecnológicas, econômicas e culturais proporciona um rápido e cada vez mais dinâmico avanço nas relações entre as marcas e seus consumidores, principalmente em relação ao ponto de venda, onde se tem maior ponto de contato com a marca.

A competitividade dos mercados e a globalização definiram um novo consumidor: mutante, conectado, que visualiza suas necessidades sob uma ótica holística e multicanal. Consumidores que compram e demandam mais de cada experiência tendem a gastar menos e exigir mais valor em todas as categorias e em todos os níveis de preço.

No âmbito do varejo, nos ambientes físicos – antes protagonistas da construção das experiências e das promessas da marca – também são percebidos os sinais de mudança.

Estes ambientes, outrora únicos, passam a contar com os novos espaços simulados no mundo multiconectado da internet. Nesta atmosfera paralela, consumidores pesquisam, compram, elogiam, recomendam o que compram ou o que irão comprar. São eles que definem comunidades e lifestyles, relacionamentos e informações. São eles que alteram padrões, recriando as maneiras de se envolver e, principalmente o espaço físico/simulado, onde as conexões emocionais se estabelecem e a imagem da marca toma corpo.

É a partir deste contexto que propomos esta abordagem para o varejo, que chamamos Retail Experience Design, buscando entender todas as variáveis do negócio e suas promessas e desenvolver a adequada atmosfera para a marca. Um lugar onde seus valores, sua cultura, sua estética e seu público se conectam em um ambiente inspirador. E vendedor.

Participe do Café com Lojistas!
Serviço
Café com Lojistas
Tema: Retail Experience Design
Palestrante: Leonardo Araújo, Diretor Executivo do Gad´Retail
Data: 19 de junho, quarta-feira
Horário: 8h30min – café da manhã; 9h – palestra
Onde: Auditório Henrique Gerchmann, Rua dos Andradas, 1234/9º andar – Centro Histórico
Inscrições: Até o dia 18/06, pelo e-mail cursos@sindilojaspoa.com.br

Conheça o palestrante: Leonardo Koboldt de Araujo, arquiteto e designer.

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos/RS, 1986, é Diretor Executivo do GADretail’.
Atua como especialista em varejo, nas áreas de arquitetura – promocional, comercial e corporativa, e em sistemas de sinalização e soluções de merchandising a mais de 25 anos.
Participou do curso de Desenho Industrial da ULBRA/RS e do curso de Pós-graduação em Arquitetura Comercial da Unisinos/RS, como professor convidado.
Coordenou importantes e premiados projetos nacionais e internacionais em variados segmentos de varejo para clientes como VIVO, Magazine Luiza, Dass, Dado Bier, Claro, Oi, SONAE, Wal mart, Paquetá, Arno, Colombo, Panvel, Rosen/Chile, grupo Intermarché/Portugal, CEEE, Copesul, Ipiranga, RGE, CPFL, Gerdau, UNISINOS, UFGRS, Sadia, EMS e entre outros.

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lanÃ...

    Veja mais