Reunião debate projeto de revitalização do 4º Distrito

Representantes do Sindilojas Porto Alegre participaram da reunião para buscar melhorias para a região

Silvia Rachewsy, consultora do Sindilojas Porto Alegre, e Daniel Casais, vice-presidente administrativo da Entidade, estiveram presentes na reunião coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da Prefeitura de Porto Alegre, para tratar sobre o projeto de revitalização do 4º distrito, que aconteceu na quinta-feira, 19. O Grupo de Trabalho representa os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Anchieta, São João, IAPI, Passo D'Areia, Humaitá e Farrapos, que juntos devem analisar e buscar novas ideias para melhorar a qualidade do ambiente em questão. No passado, o comércio da região era o principal destino de moradores da cidade e de outros municípios da região Metropolitana, em busca de produtos e serviços.

Atualmente se faz necessário o fortalecimento do 4º Distrito, por ser um dos principais polos de desenvolvimento econômico de Porto Alegre. Esta tem sido uma das iniciativas apontadas como prioritárias na Estratégia de Resiliência de Porto Alegre para a diversificação da economia. “Acredito que cada vez mais o poder público e o privado devem conversar, mantendo alinhamento com foco na livre iniciativa da sociedade e desenvolvimento das regiões com potencial econômico”, comenta Silvia.

A revitalização apontada no documento visa a inclusão produtiva das populações vulneráveis, tornando a região aberta a novas oportunidades de negócios, trabalho e renda. A área deve representar o piloto de uma cidade com espaço para cocriação, levando em consideração aspectos relevantes de infraestrutura, acessibilidade e transporte, quadro legal normativo e ambiente urbano.