Rogério Bohn apresenta fatores que devem ser considerados pelos lojistas para sobreviver a crises

O palestrante ressaltou as características que todo lojista precisar ter para sobreviver a uma crise: iniciativa, perseverança e coragem para correr riscos.

Na manhã desta quarta-feira (28), aconteceu mais uma edição do Café com Lojistas promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, no auditório da Entidade. O evento, que foi o último deste formato no ano, teve como palestrante convidado o administrador de empresas, professor e palestrante Rogério Bohn, para falar sobre um tema muito importante para a classe lojista e para empresários de todos os segmentos: como gerir um negócio e inovar em tempos de crise.

O palestrante iniciou sua apresentação fazendo um panorama da história da economia mundial, relembrando as grandes crises econômicas já vividas, e traçando uma perspectiva para os próximos anos. Bohn destacou que crises são cíclicas, vão e vêm: “Ainda vamos passar por muitos outros momentos como o que estamos vivendo nos últimos anos, e por isso precisamos estar preparados, atentos aos problemas. Não podemos esperar as grandes oportunidades passarem”, alertou.

Segundo o administrador, a transformação disruptiva – quando novos negócios surgem a ponto de substituir produtos e serviços já existentes – sempre deverá acontecer. E é por isso que as empresas precisam melhorar constantemente.

Bohn ainda apresentou motivos da mortalidade dos negócios e deu dicas do que é preciso fazer para não ser engolido pela crise. Não misturar o dinheiro da empresa com os gastos particulares da família, ter contas organizadas, inclusive em um negócio familiar, além de ter um planejamento estratégico e valorizar as pessoas (funcionários e clientes) foram os pontos enfatizados pelo palestrante.

De acordo com o professor, é preciso cuidar do clima organizacional, mesmo que os problemas estejam presentes. Ter a preocupação em reconhecer as coisas boas e dar condições adequadas para a equipe trabalhar é essencial. Para realizar um bom atendimento ao cliente, aconselhou os lojistas a investirem no desenvolvimento de seus funcionários. “Capacitar a equipe por meio de cursos, eventos, palestras, tanto presenciais quanto virtuais, sempre será importante.”

Por fim, o palestrante ressaltou as características que todo lojista precisar ter para sobreviver a uma crise: iniciativa, perseverança e coragem para correr riscos.

Acesse a apresentação do palestrante