Ronaldo Sielichow participa do lançamento da Nota Fiscal Gaúcha

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, participou da cerimônia de lançamento do Nota Fiscal Gaúcha, nesta quinta-feira, no Piratini. O projeto tem o objetivo de combater a sonegação e aumentar a arrecadação de recursos. A ideia do Nota Fiscal Gaúcha, que tem como grande atrativo um sistema de distribuição de prêmios, é incentivar a emissão de notas e aumentar a consciência do cidadão sobre os tributos.

O consumidor, ao efetuar uma compra num estabelecimento participante do projeto (identificado com o selo “Aqui tem nota gaúcha”), pode optar por fornecer seu CPF na emissão da nota. Fazendo isto, ele poderá, no site do programa, indicar o destino do tributo envolvido na transação comercial. Segundo o governo, entidades sociais estão entre as opções.

O programa terá sorteio de prêmios entre os participantes. Serão sorteados R$ 18 milhões em 2013, divididos entre valores mensais na ordem de alguns milhares de reais até um sorteio anual de R$ 1 milhão.

O cadastramento dos cidadãos começa em outubro e o primeiro sorteio está marcado para março do ano que vem. No início, a adesão dos estabelecimentos comerciais será facultativa, mas depois se tornará compulsória. Este processo será feito por setores ainda não definidos pelo governo.