RS é o sétimo Estado com menor taxa de devolução de cheques no Brasil

De janeiro a novembro, o Rio Grande do Sul foi o sétimo Estado com a menor taxa de devolução de cheques do Brasil, segundo a Serasa Experian. No acumulado do ano, 1,68% dos cheques foram devolvidos no…

De janeiro a novembro, o Rio Grande do Sul foi o sétimo Estado com a menor taxa de devolução de cheques do Brasil, segundo a Serasa Experian. No acumulado do ano, 1,68% dos cheques foram devolvidos no Estado.

No país, a inadimplência com cheques alcança 1,77% nos onze meses de 2010, índice inferior aos 2,17% verificados em igual período de 2009. No mês de novembro, o índice foi de 1,68%, contra 1,56% em outubro. Apesar da alta, o mês passado apresentou o menor número de devoluções de cheques para o período desde 2005.

Segundo a Serasa, a ruptura na sequência de quedas da inadimplência com cheques mostra que o consumidor recorreu ao instrumento, à vista e a prazo (pré-datado), para as compras no Dia das Crianças. Para a empresa, o maior endividamento leva o consumidor a alternar formas de pagamento, evitando extrapolar os limites de crédito. A expectativa para o fechamento do indicador em 2010 é que ele retome o patamar de 2005, o que reafirma que o cheque, como meio de pagamento, teve sua qualidade melhorada no período.

Ainda de acordo com a empresa, a decisão do consumidor sobre o destino da segunda parcela do 13º salário – se irá para pagar dívidas ou ampliar o endividamento -, vai determinar a perspectiva do índice de cheques sem fundo para o primeiro trimestre de 2011, período em que o orçamento familiar é pressionado pelos pagamentos de tributos e despesas escolares.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais