RS fica mais feminino

As mulheres já eram maioria no Rio Grande do Sul, mas agora são mais maioria ainda. Os dados definitivos do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados ontem, apontam cem delas para cada 94,8 homens. No total, são 5.205.705 gaúchos e 5.489.827 gaúchas – uma diferença de 284.122 mil.

Adisparidade – superior à população de Santa Maria (261.027) – é mais acentuada do que a registrada no país como um todo. No Brasil, há 95,9 homens para cada cem mulheres. O número de brasileiras suplanta em 3,9 milhões o de brasileiros, quase três vezes a população de Porto Alegre.

A prevalência feminina, que no Estado passou de 50,45% da população em 1980 para 51,33% em 2010, tem como causa a maior longevidade das mulheres. Os homens até largam com vantagem, mas perdem o fôlego. Eles nascem em maior número, e seguem como maioria até os 24 anos. Como eles morrem mais cedo, as mulheres tornam-se majoritárias. Na faixa dos 85 aos 89 anos, elas já são duas vezes mais numerosas. Acima dessa idade, há três idosas para cada idoso.

Uma das principais razões para o aumento na proporção de mulheres na população é a morte de homens jovens em acidentes de trânsito ou por causa da violência, o que puxa para baixo a expectativa de vida masculina. Cerca de 70% dos óbitos entre os 15 anos e os 24 anos têm causas externas – e vitimam principalmente homens.

Os dados divulgados ontem revelam ainda que a maioria feminina da população prefere viver nas cidades médias e grandes. A campeã de mulheres é Porto Alegre (53,61%). Os homens, por seu turno, são maioria em pequenos municípios rurais. Entre as exceções, está Charqueadas, na Região Metropolitana, a mais masculina em decorrência dos apenados que abriga.

– Historicamente, as mulheres migram mais. No Interior, elas têm pouca oportunidade fora das propriedades rurais, onde o serviço é pesado. Há um grande fluxo de mulheres jovens para os centros urbanos, onde há mais oferta de emprego e educação. Já os homens permanecem mais nos municípios pequenos, para cuidar da propriedade da família – analisa Ademir Koucher, coordenador de divulgação do Censo no Estado.

Eles x Elas
O avanço delas nas últimas décadas no Estado

Homens (%) | Mulheres (%)
• 1980 – 49,55 | 50,45
• 1991 – 49,20 | 50,80
• 2000 – 49,03 | 50,97
• 2010 – 48,67 | 51,33

Números nacionais
• A população brasileira atingiu 190.732.694 pessoas em 2010. O número divulgado ontem supera em 12,33% o do Censo realizado em 2000.
• Aumentou a parcela da população que vive em áreas urbanas. Em 2010, elas representam 84,35% do total. Em 2000, eram 81,25%, e em 1970, 55,94%.

AS MAIORES CIDADES

Cidade População
• São Paulo – 11.244.369
• Rio de Janeiro – 6.323.037
• Salvador – 2.676.606
• Brasília – 2.562.963
• Fortaleza – 2.447.409
• Belo Horizonte – 2.375.444
• Manaus – 1.802.525
• Curitiba – 1.746.896
• Recife – 1.536.934
• Porto Alegre – 1.409.939
• O menor município é Borá (SP) com 805 habitantes – apenas 10 a mais do que no ano 2000.