RS Moda – Indústria & Varejo Conectados irá aproximar confecções gaúchas e lojistas do setor

Evento que acontece entre os dias 12 e 14 de julho, no BarraShoppingSul, será realizado paralelamente à FBV 2017

Evento que acontece entre os dias 12 e 14 de julho, no BarraShoppingSu,l será realizado paralelamente à 5ª edição da FBV 2017 – Feira Brasileira do Varejo  – e deve receber mais de 2 mil empresários gaúchos

Com o objetivo de fortalecer a conexão entre as pontas da cadeia têxtil e do vestuário do Estado e valorizar a produção regional, o Sivergs (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul), apoiado pela FIERGS e outros sindicatos do setor, promove entre os dias 12 e 14 de julho o RS Moda – Indústria & Varejo Conectados. O evento acontece no BarraShoppingSul, em paralelo à 5ª edição da FBV – Feira Brasileira do Varejo, promovida pelo Sindilojas Porto Alegre.

De acordo com a empresária e presidente do Sivergs, Dóris Spohr, o principal objetivo é unir as pontas da cadeia que compõem o mercado da moda no Estado, proporcionando uma reconexão entre as confecções gaúchas e os lojistas. “A nossa expectativa é ampliar as possibilidades de negócio entre os empresários durante os três dias de evento. É um momento histórico para a moda do Rio Grande do Sul em que sindicatos, representantes da indústria, entidades de fomento e governo do Estado estão unidos por um único objetivo: incentivar os lojistas gaúchos a comprarem de confeccionistas daqui”, complementa.

Entre 40 e 50 marcas 100% gaúchas devem participar do evento lançando as coleções de verão 2017/18. O RS Moda – Varejo & Indústria Conectados é voltado principalmente para lojistas, indústrias, estudantes e profissionais de moda. Os estandes serão divididos por segmento: moda feminina, masculina, infantil, moda praia, etc. Uma das principais atrações serão as consultorias pocket gratuitas, abordando diversos temas como dicas de compra e estoque, estudo de comportamento e do consumidor, identidade de marca, planejamento de mídias sociais, vitrine de moda e gestão financeira. De acordo com a organização do evento, a expectativa é receber mais de 2 mil empresários. Até o momento, a organização já fechou a comercialização de 95% dos estandes disponíveis. Arthur Chini, diretor do Steal The Look – site que alia o e-commerce à produção de conteúdo – está entre as presenças confirmadas no evento.

Setor acumula perdas – Para se ter uma ideia, fabricantes gaúchos perderam R$ 4,6 bilhões em vendas para a indústria da moda de Santa Catarina, Paraná e São Paulo em 2015, de acordo com pesquisa da Fecomércio-RS.  Em contrapartida, os fabricantes que atuam no ramo de confecção feminina, masculina e infantil no Estado venderam apenas R$ 1,2 bilhão. Em outro estudo realizado pelo Sebrae/RS entre varejistas gaúchos, 61% afirmaram comprar peças fora do Estado; destes, 20% disseram desconhecer fornecedores do qualidade no RS e 25% possuem um relacionamento antigo com fabricantes de outras unidades da federação. “Nosso intuito é mostrar e divulgar para o mercado o que é produzido no Rio Grande do Sul. Dessa forma, será possível fortalecer a relação de mercado entre a confecção e o varejo local, agregando todos os atores envolvidos: entidades de classe, universidades, sistema “S”, bancos e governo”, pontua Dóris.

Conceito “Alma Consciente” resgata a importância da economia sustentável – Valorizar a produção local de boa qualidade e resgatar a relação entre fabricantes e lojistas é uma das bandeiras do RS Moda – Varejo & Indústria Conectados. Da mesma forma, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em conectar-se de forma verdadeira com o outro, com a natureza – valorizando a produção economicamente sustentável – e também consigo mesmo. Nesse sentido, o evento propõe o conceito de Alma Consciente, aproximando os criativos gaúchos já consagrados aos lojistas e confeccionistas, vinculando as pessoas que fazem parte do mercado aos movimentos culturais e comportamentais mais modernos. “Queremos fortalecer a produção gaúcha economicamente sustentável e com propósito, que valoriza a mão de obra local”, finaliza Dóris. De acordo com levantamento da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) 2015, promovida pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, existem no Estado 6,3 mil confecções, que empregam cerca de 21,7 mil pessoas.

O RS Moda – Indústria & Varejo Conectados conta com a realização do Sivergs (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do RS), além do Sindivest (Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado) das regiões do Nordeste Gaúcho, de São Leopoldo e de Santa Cruz do Sul;  Sindivest AU (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Alto Uruguai); Sitergs (Sindicato das Indústrias Têxteis do RS); Sivensul (Sindicato da Indústria do Vestuário do Nordeste do RS); e Fitemasul (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste do RS). Entre os apoiadores estão Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do RS; Fopempe  (Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do RS); Sindilojas Porto Alegre; Fecomércio; Sebrae/RS; Senac; Senai e faculdades de moda.

SERVIÇO

O quê: RS Moda – Indústria & Varejo Conectados

Quando: 12, 13 e 14 de julho

Horário: 10h às 21h

Onde: BarraShoppingSul – Avenida Diário de Notícias, 300 – Bairro Cristal – Porto Alegre/RS

Público: Lojistas, indústrias, estudantes e profissionais de moda.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais