Rumo aos próximos 243 anos

Porto Alegre comemorou 243 anos de uma história marcada pelo varejo – um dos principais setores responsáveis pelo crescimento da capital dos gaúchos. Desde os primeiros imigrantes que chegaram em nosso porto,…

Porto Alegre comemorou 243 anos de uma história marcada pelo varejo – um dos principais setores responsáveis pelo crescimento da capital dos gaúchos. Desde os primeiros imigrantes que chegaram em nosso porto, em 1752, é o comércio quem impulsiona a cidade e dá ritmo ao seu desenvolvimento. É o caso do Mercado Público de Porto Alegre, que até hoje é um importante local de compras. E o que dizer, então, da Rua da Praia, o coração do Centro? A via que concentra as mais tradicionais lojas da cidade há mais de 200 anos.

Olhamos para trás e vemos uma trajetória de conquistas que fez Porto Alegre se tornar o mais importante município do Estado. No entanto, a situação que hoje vivemos é preocupante. Quantos obstáculos a superar para realmente evoluir e continuar crescendo? Obras intermináveis em diversas zonas da Capital; um transporte público deficitário que dificulta a integração entre os bairros; o baixo investimento em segurança pública e iluminação das ruas, entre tantos outros. Não podemos mais buscar soluções intermediárias para os nossos problemas. Pelo contrário, é necessário olhar para frente e projetar os próximos anos, com resoluções precisas, planejadas e definitivas. É o que todos nós, porto-alegrenses, esperamos da administração pública da Capital. Acreditamos em um cenário próspero e, para isso, continuamos a investir em um comércio pujante, que mantenha seu investimento focado no crescimento do varejo e no desenvolvimento da cidade.

É pensando nisso que o Sindicato abraça as necessidades do município e tem por bandeiras o combate ao comércio informal, a eficiência da segurança pública e a redução e simplificação dos tributos. Além disso, somamos esforços à revitalização do Centro Histórico – especialmente, na modernização da Rua dos Andradas – e ao projeto Brilha Porto Alegre, que ilumina a cidade para o Natal. O Sindilojas Porto Alegre, desde a sua fundação, em 1937, luta, lado a lado, com os empresários e órgãos públicos competentes. Afinal, os interesses dos cidadãos são, também, os interesses da classe lojista. E o que impede a cidade de crescer, impede o comércio de evoluir. Parabéns Porto Alegre!

Fonte: Jornal do Comércio
Autor: Paulo Kruse, presidente do Sindicato

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais