Rumo aos próximos 243 anos
Porto Alegre comemorou 243 anos de uma história marcada pelo varejo – um dos principais setores responsáveis pelo crescimento da capital dos gaúchos. Desde os primeiros imigrantes que chegaram em nosso porto,…
Porto Alegre comemorou 243 anos de uma história marcada pelo varejo – um dos principais setores responsáveis pelo crescimento da capital dos gaúchos. Desde os primeiros imigrantes que chegaram em nosso porto, em 1752, é o comércio quem impulsiona a cidade e dá ritmo ao seu desenvolvimento. É o caso do Mercado Público de Porto Alegre, que até hoje é um importante local de compras. E o que dizer, então, da Rua da Praia, o coração do Centro? A via que concentra as mais tradicionais lojas da cidade há mais de 200 anos.
Olhamos para trás e vemos uma trajetória de conquistas que fez Porto Alegre se tornar o mais importante município do Estado. No entanto, a situação que hoje vivemos é preocupante. Quantos obstáculos a superar para realmente evoluir e continuar crescendo? Obras intermináveis em diversas zonas da Capital; um transporte público deficitário que dificulta a integração entre os bairros; o baixo investimento em segurança pública e iluminação das ruas, entre tantos outros. Não podemos mais buscar soluções intermediárias para os nossos problemas. Pelo contrário, é necessário olhar para frente e projetar os próximos anos, com resoluções precisas, planejadas e definitivas. É o que todos nós, porto-alegrenses, esperamos da administração pública da Capital. Acreditamos em um cenário próspero e, para isso, continuamos a investir em um comércio pujante, que mantenha seu investimento focado no crescimento do varejo e no desenvolvimento da cidade.
É pensando nisso que o Sindicato abraça as necessidades do município e tem por bandeiras o combate ao comércio informal, a eficiência da segurança pública e a redução e simplificação dos tributos. Além disso, somamos esforços à revitalização do Centro Histórico – especialmente, na modernização da Rua dos Andradas – e ao projeto Brilha Porto Alegre, que ilumina a cidade para o Natal. O Sindilojas Porto Alegre, desde a sua fundação, em 1937, luta, lado a lado, com os empresários e órgãos públicos competentes. Afinal, os interesses dos cidadãos são, também, os interesses da classe lojista. E o que impede a cidade de crescer, impede o comércio de evoluir. Parabéns Porto Alegre!
Fonte: Jornal do Comércio
Autor: Paulo Kruse, presidente do Sindicato