Saiba como montar um ponto de venda perfeito

Além de dar destaque aos produtos mais queridos pelos consumidores, loja precisa sempre ter novidades

As características da loja, incluindo layout, exposição de produtos e experiência de compra, são cruciais para o sucesso das vendas. É preciso provar que você sabe o que é conveniente para o consumidor e usar os recursos disponíveis para manter o comprador dentro da loja. Conheça, abaixo, os segredos para ter uma ponto de venda perfeito:

1. Solucione problemas.

Seja transparente na hora de resolver problemas. Dê ao cliente a possibilidade de comprar o produto online e buscar na loja física, facilite a troca ou a devolução de um produto no ponto de venda e disponibilize o delivery, quando fizer sentido. “Divulgue essas conveniências nos ambientes físico e online”, diz Michel Cutait, consultor de shopping centers e varejo da Make it Work.

2. Mostre informações.

Prover o consumidor de informações técnicas é fundamental, especialmente em experiências de autosserviço. Una esforços com a indústria para fortalecer a divulgação de produtos, seja por meio de cartazes no ponto de venda, banners na loja virtual, promoção e patrocínio de eventos, entre outras ações de merchandising.

3. Informe a ação dos canais.

Mantenha a equipe de vendas a par das campanhas online, produtos e recursos de compras disponíveis, características de funcionamento do canal eletrônico e condições de troca e prazos. Atente para as avaliações dos clientes do e-commerce e compartilhe o conteúdo com as lojas físicas. “É essencial que todos saibam o que é tendência, o que o público comenta e curte, o que vem sendo amplamente divulgado e o que faz sentido para o consumidor”, afirma Fabiana Mendes, sócia-diretora da consultoria GS&Friedman.

4. Adapte a oferta.

Crie rotinas diferentes para o funcionamento da loja ao longo do dia ou da semana, de acordo com os hábitos de consumo dos clientes. Por exemplo: um restaurante localizado em um shopping pode focar em pratos executivos durante a semana, no almoço. No final da tarde, faz sentido ter um cardápio de happy hour. Nos finais de semana, ganha destaque o menu para a família.

5. Priorize a visualização.

Disponha as mercadorias de forma que sejam facilmente visualizadas e adquiridas, tanto em uma loja física quanto no e-commerce. Dê destaque nas prateleiras e no site aos itens mais desejados pelos clientes. Mas reserve também um espaço para produtos menos procurados: a visibilidade pode aumentar o giro daquele artigo e contribuir para melhorar a receita.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios