Saiba qual é o roteiro para fracassar em vendas e fuja dele!

Fracassar em vendas é mais simples do que você pensa. Basta seguir um roteiro de 4 dicas para o insucesso aparecer. Saiba qual é o roteiro e fuja dele!

Não, você não leu errado. O título deste artigo…

Fracassar em vendas é mais simples do que você pensa. Basta seguir um roteiro de 4 dicas para o insucesso aparecer. Saiba qual é o roteiro e fuja dele!

Não, você não leu errado. O título deste artigo é este mesmo: 4 dicas para fracassar em vendas.

Acontece que ao longo de toda minha vida como palestrante e especialista em vendas tenho feito de tudo para ajudar vendedores a se desenvolverem profissionalmente e a serem profissionais cada vez melhores. Porém, nunca falei sobre fracasso.

Acho que há um certo medo em falar sobre isso, sendo que este é um tema natural; muitos fracassam em vendas. E eu sei por quê. Você quer saber também? Acompanhe minha linha de raciocínio.

O que significa fracassar em vendas?

Para mim, ser um fracasso é tentar fazer algo e não conseguir. Em vendas, significa falhar na prospecção, no atendimento, na negociação, no fechamento e assim por diante. No fim das contas, obviamente que esse cara que falha nestas etapas não bate metas, não consegue fidelizar seus clientes, não, não, não.

E aí o líder precisa descobrir “por que não?” e começa analisar o perfil deste “vendedor”. Em pouco tempo descobre que o problema dele não é a venda, porque o grande problema das vendas não são coisas…

4 paixões do vendedor de sucesso

Colocando grandes vendedores lado a lado e conversando com eles você descobrirá que eles são apaixonados por quatro coisas:

*Por objetivos pessoais – querem sempre ir além do que já conquistaram, têm sempre novas metas pessoais em mente, defendem causas, têm motivos para acordar sem precisar de despertador;

*Por ajudar pessoas – desejam encontrar maneiras de oferecer o que há de melhor às pessoas com quem se relacionam, não pensando apenas na venda;

*Pelo produto ou serviço que vendem – o que torna mais fácil a apresentação aos prospects e clientes, e até mesmo ajuda a encaminhar a venda;

*Pela empresa que representam – o que complementa o item anterior. Acreditando na empresa eles se sentem mais motivados e alcançam resultados melhores.

A história é a seguinte: uma árvore pode não crescer por vários motivos – foi plantada no lugar errado, não chove, chove demais, etc. Mas se a semente for boa, todos os outros fatores serão insignificantes. Assim é também com os profissionais de vendas. Eles podem enfrentar dificuldades na carreira, mas tendo essas quatro paixões, sendo sementes boas, o sucesso vem muito mais facilmente.

Basta uma dessas paixões estar ausente para que as chances de insucesso aumentem. Nos grandes vendedores, porém, isso não existe. Eles estão sempre certos de que o caminho da vitória passa por essas paixões e acreditam nelas.

Entendeu, então, quais são as 4 dicas para fracassar em vendas? Eu repito. Não ser apaixonado por seus objetivos pessoais, não ser apaixonado por ajudar pessoas, não ser apaixonado pelo produto ou serviço que vende e não ser apaixonado pela empresa em que se trabalha é o que vai levá-lo ao fracasso.

Identificou a ausência de alguma dessas paixões no seu próprio momento ou em um liderado? Reflita sobre ser ou não possível mudar esse panorama e, se não for, talvez seja hora de repensar os rumos da sua carreira (ou da carreira do seu colaborador).

Pense nisso!

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