Sebrae e MPF fecham acordo para garantir direitos de pequenos negócios

Trabalho em parceria visa ainda o combate a cobranças abusivas ou indevidas

O Ministério Público Federal (MPF) e o Sebrae vão trabalhar juntos para garantir os direitos dos pequenos negócios. Acordo de Cooperação Técnica prevê o intercâmbio e ações para garantir o pleno direito do tratamento diferenciado previsto em lei para os pequenos negócios. A assinatura do acordo acontece nesta quinta-feira (9), às 15h, em Brasília, pelo secretário-geral do Ministério Público, Lauro Pinto Cardoso Neto, e o presidente Luiz Barretto e diretor-técnico, Carlos Alberto dos Santos, pelo Sebrae.

Dentro dessa parceria, o Sebrae e o Ministério Público Federal vão trabalhar, por exemplo, no desenvolvimento de instrumentos que simplifiquem os processos de alteração ou abertura de uma pequena ou microempresa. Também fazem parte deste acordo, a promoção de acesso ao mercado, com destaque para as Compras Públicas, e ainda mecanismos alternativos que agilizem e simplifiquem a solução de conflitos, com o uso de instrumentos como fiscalização orientadora e termos de ajustamento de conduta.

No caso dos microempreendedores individuais, as ações começam pelo combate a cobranças abusivas ou ilegais realizadas por entidades sem observância das normas do Banco Central. O Ministério Público e o Sebrae vão designar uma unidade que atuará como agente de integração para facilitar a informação, monitoração e troca de experiências.

Veja também

    Decretos e regrasNoticias

    Regularização de dívidas com a Receita Federal é facilitada em nova lei

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Sindilojas POA promove encontro para debater percepções do Web Summit 2023 ̵...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Expectativa de vendas na Black Friday satisfez metade dos entrevistados

    Veja mais
    Noticias

    Distância mínima de 50 metros entre comércio e ambulantes é aprovada

    Veja mais