Sebrae na Praia chega ao Litoral Norte

Nessa semana, Tramandaí passou a ser a primeira cidade do Litoral Norte do Estado a receber a edição de 2011 do projeto Sebrae na Praia, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). Até o último domingo, a ação estava sendo desenvolvida na orla do Litoral Sul, na Praia do Cassino, em Rio Grande; no Laranjal, em Pelotas; e na Praia das Nereidas, em São Lourenço do Sul. Lá, foram realizados 4.314 atendimentos aos empreendedores.

Em fevereiro, além de Tramandaí, o projeto estará em Capão da Canoa e Torres, levando atendimento individual, oficinas e palestras direcionadas aos empreendedores, futuros empresários e trabalhadores autônomos que queiram se formalizar. O atendimento será feito por técnicos do Sebrae/RS, através de estande itinerante que permanecerá durante quatro dias em cada praia.

O atendimento começa à beira-mar, com funcionários distribuindo material e informando quais atividades poderão ser realizadas no local. Na “sala de aula”, um ambiente climatizado e com capacidade para atender a até 50 pessoas instalado no estande itinerante, serão desenvolvidas palestras sobre temas como Marketing, Finanças e Empreendedorismo e Inovação.

Em cada uma das praias, nas sexta-feiras, o destaque será a realização das oficinas Elaborando Plano de Negócios, com carga horária de oito horas e direito a certificado de participação. Funcionários do Sebrae/RS também ajudarão no cadastramento dos interessados em aderir ao EI- Empreendedor Individual, feito pela internet. O EI permite a formalização – com baixo custo – para quem trabalha por conta própria. – Este tipo de ação aproxima ainda mais a entidade de seu público alvo, levando gestão e empreendedorismo para as micro e pequenas empresas – afirmou o superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes. Ele lembra que, em 2010, foram realizados mais de 14 mil atendimentos no Litoral Norte e Sul, incluindo pessoas vindas de outros estados do País como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia, Piauí, entre outros.