SEBRAE-RS subsidia missão a Londres focada na indústria criativa da moda

O SEBRAE-RS lançou chamada pública para subsídio a micro e pequenas empresas no pacote de viagem para missão empresarial em Londres, focada em na indústria criativa da moda. Nesta missão serão realizadas visitas a museus, empresas, mercados, vitrines de rua e palestras em universidades sobre Economia Criativa. A viagem ocorrerá de 12 a 20 de setembro e as inscrições podem ser feitas até 31 de julho. Serão apoiadas 10 empresas com subsídio de até 50% do valor do pacote de viagem.
A Missão Internacional é voltada para micro e pequenas empresas (MPEs) sediadas no Rio Grande do Sul que integram os setores de moda: têxtil, vestuário, calçados, artefatos e acessórios, que sejam devidamente formalizadas e com faturamento anual de até R$ 3.600.000,00.

A chamada pública ocorre em três etapas. A primeira, a entrega das propostas, é seguida do processo de seleção e, por fim, da formalização da participação das dez empresas que irão compor o grupo. As MPEs que participam dos projetos coletivos do Sebrae/RS terão 50% do valor do pacote de viagem custeados pela Instituição. As demais receberão o apoio de 40% dos custos. Os pacotes incluem passagens aéreas de ida e volta; hospedagem em quartos duplos ou triplos com banheiro privativo e café da manhã; transfer aeroporto/hotel/aeroporto e seguro de viagem para todo o período da missão.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, será uma experiência de imersão numa das maiores referências da moda mundial. “A observação das tendências e das inovações no setor são diferenciais para o desenvolvimento das MPEs gaúchas e da sua colocação no mercado”, afirma o presidente Koch.

Os objetivos são o intercâmbio de conhecimento e a prospecção de oportunidades na área do design e da moda; a prática do processo de pesquisa de moda in loco, conhecendo fontes importantes, modelos de negócios e a forma de cooperação entre empresas e instituições de ensino, bem como utilizar insumos dos movimentos da economia criativa como estímulo para o entendimento do comportamento da sociedade sob uma nova perspectiva. Isto a fim de identificarem as informações coletadas em produtos de moda e trazer novos modelos e conceitos de inovação para o Estado. Mais ainda, para aproximar os empresários das práticas de pesquisa, estruturando conceitos e identidade de produto, bem como despertar o empresário para a sustentabilidade e o empreendedorismo criativo.

Para participar da seleção, é necessário entregar os documentos listados no anexo II da chamada pública e a elaboração do plano de trabalho conforme o anexo III, disponíveis no link abaixo.