SEBRAE/RS capacita lojistas do Shopping Total

A iniciativa é em parceria com Fecomércio, Sindilojas, Senac e Shopping Total para qualificar os empresários até 2014

Durante dois anos, um grupo de 40 proprietários de lojas do setor de moda e acessórios do Shopping Total receberá uma série de capacitações do SEBRAE/RS para melhorar seus negócios. A iniciativa, chamada de “Varejo em Ação”, é resultado de uma parceria entre a Fecomércio, o Sindilojas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Shopping Total e o SEBRAE/RS.

Consultorias gerenciais nas áreas de design, finanças e marketing; palestras sobre como aumentar vendas, mercado de cartões e tendências do varejo; curso de vitrinismo e diagnósticos operacionais e estratégicos são algumas das atividades que serão oferecidas pelo SEBRAE/RS ao longo de 2013. Em destaque, o Cliente Oculto, que consiste na visita de um consultor da instituição que se passa por consumidor para observar de perto os serviços prestados pelo pequeno negócio. “A ideia não é surpreender os empresários, mas possibilitar ao consultor a verdadeira experiência do cliente e oferecer às MPEs a oportunidade de mostrar seus diferenciais, qualidades e gargalos, sem influências”, afirma o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.

Desde o ano passado, as micro e pequenas empresas vêm se preparando para as capacitações. Em outubro, os lojistas participaram do workshop “Tendências da Moda, Conheça e Venda Mais”, com auxílio de um consultor do Senac. “Essas atividades fizeram parte da mobilização para despertar interesse nos empresários. A partir disso, fechamos o grupo de 40 lojas e já tivemos, no início de fevereiro, a reunião de lançamento do projeto Varejo em Ação”, ressalta a gestora do projeto, Lissandra da Silva Monza.

Há 10 anos no Shopping Total, a proprietária da loja Via Satélite Sul – especializada em roupas esportivas, Janice Rolim, pretende ficar a par das novidades do setor com as oficinas do SEBRAE/RS. “Fiz faculdade há muito tempo e estou desatualizada. Com a ajuda do Varejo em Ação pretendo me especializar e passar esse conhecimento para as minhas vendedoras”, afirma. O investimento da ação é de R$ 76 por mês, de março a dezembro, e proporciona aumento da rentabilidade nos negócios, melhorias no atendimento aos clientes, como também no visual dos empreendimentos.