Secretaria de Cultura de Porto Alegre reforça apoio ao Brilha Porto Alegre

A diretoria do Sindilojas Porto Alegre recebeu nesta terça-feira (7), representantes da Secretaria de Cultura da Capital, os quais apresentaram medidas para estimular o comércio a partir de eventos culturais, pensados em conjunto entre Governo, entidades empresariais e sociedade. O Coordenador do Livro e Literatura, Sergius Gonzaga, e os coordenadores dos projetos de captação da Secretaria, Adriana Mentz Martins e Daniel Weller, sugeriram ações para o Brilha Porto Alegre – projeto desenvolvido pelo Sindilojas Porto Alegre -, o qual ilumina e movimenta a cidade durante o final do ano.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, destacou que o Brilha Porto Alegre precisa ser tratado como um evento de toda a cidade, para torná-lo cada vez maior, a fim de impactar o comércio e o turismo da Capital. “Se houver atitude do governo, juntamente com a nossa, podemos fazer muito mais para que a cultura mude a sociedade. Estimulando eventos culturais, podemos progredir em diversas áreas, tanto socialmente, como economicamente”, afirmou.

Sergius Gonzaga ressaltou a importância em criar um pensamento onde os empreendedores sejam estimulados a criar novos negócios, trazendo temas para que a cultura amplie visões e mostre novas formas de enxergar o mundo. Algumas das ações da nova gestão da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, explica Gonzaga, é facilitar projetos organizados por iniciativas empresariais, bem como o Brilha Porto Alegre, além de promover ações como o Festival de Inverno, com shows, palestras, apresentações de teatro, entre outros, como forma de atrair turistas, o que implica também no fomento ao comércio da cidade.

De acordo com Daniel Weller, um dos coordenadores dos projetos de captação da Secretaria, há um interesse muito grande em promover o Brilha Porto Alegre para que ele se una com as festividades de final de ano da cidade, promovendo o turismo da Capital. “Precisamos reinventar os nossos eventos culturais, construindo soluções para que eles sejam promovidos pelos interesses da iniciativa privada e empresarial, juntamente com o Estado. É uma relação de confiança que precisa ser criada”, afirma. Adriana Mentz Martins, também coordenadora de captação, reforçou também a importância em vincular o evento às ações de final de ano de Porto Alegre.