Seis erros que as PMES não podem cometer na Black Friday
O volume de buscas já é 14% superior ao de 2016 no mesmo período
Ainda faltam 33 dias para a Black Friday, mas os consumidores já estão ansiosos para a chegada da data que se tornou a segunda maior do comércio eletrônico no Brasil. O volume de buscas já é 14% superior ao de 2016 no mesmo período.
Seu volume é três vezes maior que em 2013, quando a Black Friday começou a ganhar mais força no Brasil. Segundo dados do Google, a estimativa de crescimento para este ano é de 20%, e a movimentação poder ser dez vezes maior que a de um dia normal do e-commerce brasileiro.
Ao contrário do que muita gente pensa, há espaço para todos os tamanhos e tipos de empresas na Black Friday, incluindo os “marinheiros de primeira viagem”. Por isso, as especialistas do Google, Lidiane Tahan e Jéssica Miwa, prepararam uma lista com seis dicas sobre o que as PMEs não podem fazer quando o assunto é Black Friday:
Ficar fora da Black Friday
O interesse pela Black Friday começa muito antes e atinge seu pico em novembro. Ou seja, os consumidores já estão pesquisando e muitos já se cadastraram para receber as promoções, com exclusividade. Ficar de fora representa perder a possibilidade de vender 15x mais que o faturamento de um dia comum.
Deixar as campanhas para última hora
Como se organizar para as vendas, além de manter ofertas mais atraentes e ao alcance do consumidor. As campanhas de marketing digital e o uso das ferramentas para aumentar as vendas online, como o Google Shopping, são opções que, ao contrário do que muitos acreditam, cabem no bolso de qualquer PME.
Promover ofertas enganosas
O consumidor está cada vez mais atento às ofertas da Black Friday. “Tudo pela metade do dobro do preço” não existe mais! Em 2016, o consumidor investiu mais tempo para pesquisar do que para comprar. De acordo com Reclame Aqui, pesquisas para consultar a reputação das empresas cresceram 26% na semana da Black Friday e os lojistas responderam em peso, já que o número de reclamações caiu 33% no último ano.
Tem, mas acabou
Não estimar o volume de produtos necessários é algo impensável durante a Black Friday. O aumento nas vendas pode chegar até 5 vezes mais que os outros meses do ano.
Esquecer dos novos clientes
Esta é uma grande oportunidade para conquistar novos clientes fiéis. Quase 300 mil brasileiros compraram pela primeira vez pela internet durante a Black Friday de 2016. Por isso, é preciso pensar estrategicamente, esta nova base para aumentar o ciclo de vida desses clientes.
Oferecer uma experiência de compra ruim
Esta é a hora de encantar os clientes. Se puder, aumente a equipe e priorize a qualidade no atendimento. Dados apontam que 51% das decisões estão atreladas à confiança e experiência com o lojista. Preço e produto são importantes para atrair o consumidor, assim como uma boa logística para entrega dos produtos.
Fonte: E-commerce Brasil