Serasa: inadimplência do consumidor recuou 2% em 2013
O Indicador de Inadimplência do Consumidor registrou em 2013 queda de 2% na comparação com o ano anterior, informou nesta terça-feira, 21, a Serasa Experian. Foi o primeiro recuo anual desde 2000, início da…
O Indicador de Inadimplência do Consumidor registrou em 2013 queda de 2% na comparação com o ano anterior, informou nesta terça-feira, 21, a Serasa Experian. Foi o primeiro recuo anual desde 2000, início da série histórica do indicador. Em dezembro, a inadimplência do consumidor caiu 6,5% em relação ao mesmo mês de 2012 – sétima queda mensal consecutiva nessa base de comparação -, mas teve alta de 2,7% ante novembro.
Em nota distribuída nesta terça-feira, 21, os economistas da empresa atribuem o bom desempenho do indicador à “manutenção de baixas taxas de desemprego ao longo de 2013, maior rigor na concessão de crédito por parte das instituições financeiras e maior preocupação dos consumidores em quitar suas dívidas em vez de assumirem novos financiamentos”.
De acordo com a Serasa Experian, a queda de 2% na inadimplência no ano passado foi influenciada principalmente pelo recuo de 9,4% no volume de cheques devolvidos por falta de fundos e pela redução de 4,8% na inadimplência das dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e energia elétrica). Já a inadimplência em relação aos bancos subiu 0,6% em 2013, enquanto o volume de títulos protestados teve acréscimo de 5,8%.