Serviços complementam o foco da venda e viram receita para fidelizar

 Espaço extra, uso do wi-fi e acesso ao lounge exclusivo são algumas comodidades para expandir a experiência do cliente e garantir bons resultados.

Em um mercado de alta competitividade, a dedicação dos varejistas deve estar muito além de apenas oferecer um bom mix de produtos para concretizar vendas. Hoje, os serviços complementares, que antes eram considerados um bônus, se tornaram indispensáveis para as empresas se destacarem em seus segmentos. Organizações de diversos setores vêm comemorando ótimos resultados ao apostar em serviços complementares aos seus produtos. Estudo realizado pela consultoria IdeaWorksCompany em 2016 apontou um crescimento de dez vezes nos faturamentos das companhias aéreas norte-americanas em uma década após o início da venda de complementos nos voos, muito em função dos serviços agregados. Espaço extra, uso do wi-fi e acesso ao lounge exclusivo são algumas comodidades para expandir a experiência do cliente e garantir bons resultados. As operadoras de telefonia no Brasil também diversificaram sua abordagem ao público. Ao lado das ofertas por minutos e banda de internet, passaram a oferecer acesso a revistas na tela do smartphone, assim como serviços de backup de dados e diversos outros.

Mas não são apenas os gigantes do mercado que podem proporcionar experiências marcantes aos clientes para fidelizar. Com criatividade, é possível identificar quais serviços complementam o seu negócio e agradam ao seu perfil de consumidor, como fizeram a Elevato e a Hemb.

Solução completa

Especialista em acabamentos – com uma linha completa de materiais como porcelanatos, revestimentos cerâmicos, vinílicos, laminados, carpetes, aquecedores, louças, metais sanitários e acessórios –, a Elevato ouviu o seu público e potencializou a entrega. Diante das reclamações dos clientes sobre a dificuldade de encontrar profissionais qualificados para instalação dos produtos adquiridos na loja, passou a oferecer os serviços. Hoje, conta com um time de terceirizados, em constante treinamento, que permite à loja oferecer garantia dupla: tanto do produto quanto da mão de obra, gerando tranquilidade aos clientes. Arcione Piva, diretor Administrativo e Financeiro Corporativo da Elevato, comemora os resultados. “A satisfação depois do final da obra é acima de 95%. Isso nos dá a certeza de que a decisão de fornecer esse serviço foi apropriada, pois muitos clientes dizem que a instalação própria é decisiva para a decisão de compra.”

Da cabeça aos pés

Pensada para abrigar todo o universo masculino em um só espaço, a Hemb atua desde 2011 oferecendo muito mais do que roupas para homens. O design é forte na loja e reflete o lifestyle do cliente da marca, por isso itens de decoração também estão disponíveis para a venda. Acompanhando o que há de mais contemporâneo no mundo, a loja oferece uma série de serviços capazes de levar o ato de visitar a loja a um patamar equivalente ao entretenimento. Atendimento de barbearia com agendamento, happy hour para os clientes, um serviço completo de alfaiataria, que também atende ocasiões especiais como o Dia do Noivo, com provadores mais intimistas, separados dos demais, além de diversas feiras temáticas, como de vinil e orgânicos, transformam o ambiente em um espaço de convivência e não apenas de vendas, o que coloca o atendimento em um nível superior.

A reportagem faz parte da revista Conexão Varejo de abril. Clique aqui para ler o editorial completo com as principais novidades e tendências do varejo mundial. 

 

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