Setor terciário privado responde por 52,2% dos empregos formais no Estado

O dado consta do Mapa do Emprego 2014 elaborado pela Fecomércio-RS com base informações da RAIS 2013, do Ministério do Trabalho

O Setor Terciário Privado registrou no ano passado 1.609.438 empregos formais, respondendo por 52,2% das vagas totais no Rio Grande do Sul. A distribuição das vagas por gênero é equilibrada, com leve predomínio feminino. As mulheres têm maior participação no setor de atenção à saúde (79,7%), enquanto os homens estão em maior número nas atividades ligadas ao transporte terrestre (87,4%). O mapa do Emprego pode ser acessado em http://agencia.fecomercio-rs.org.br/agencia-pesquisas.php.

Os dados constam da 4ª edição do Mapa do Emprego, uma ampla radiografia do setor terciário no Rio Grande do Sul elaborada pela Fecomércio-RS, e divulgada pela entidade nesta quarta-feira (dia 10). O diagnóstico considera as informações da RAIS 2013 (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Emprego, e contribui para o diálogo entre empregadores, trabalhadores e governos, sendo peça importante para negociações coletivas e pleitos de políticas públicas.

Em 2013, a economia gaúcha como um todo contava com 3.082.991 empregos formais. Os grandes estabelecimentos (35,97%) foram os responsáveis por reunir a maior parte desse contingente de trabalhadores. Em seguida, as pequenas empresas surgem como as maiores empregadoras (23,91%), enquanto as micro responderam por 20,49%, e as médias, por 19,63%.

A média de idade dos trabalhadores do setor terciário privado é de 35,12 anos, e o tempo médio de emprego é de 45,30 meses. Quanto ao grau de instrução, 47,35% dos empregos são ocupados por pessoas com educação equivalente ao Ensino Médio completo, com uma remuneração média mensal de R$ 1.777,48.

O estudo constatou que a proporção de empregos em empresas optantes pelo Simples no Setor Terciário Privado é de 31,40%, ou 505.334 vagas. Entre as empresas, a maior participação no Simples é verificada nos estabelecimentos que atuam na área da alimentação (75,0%) e a menor (0,1%), está nas atividades ligadas aos serviços financeiros.

Comércio

O comércio concentra 20,27% do emprego total da economia e 38,83% das vagas do setor terciário privado. Dos 624.940 trabalhadores do setor, 39,61% atuam em microempresas, consideradas as maiores empregadoras.

Entre os segmentos do comércio, o ramo varejista é o que concentra a maior parte dos empregados (73,76%) e o que apresenta a maior participação relativa de jovens com 24 anos ou menos (31,90%) A idade média dos trabalhadores do varejo é de 32,04 anos, nível de escolaridade com predomínio do Ensino Médio (56,63Já no segmento atacadista, formado principalmente por homens (68,5%), a remuneração média é de R$ 1.763,54.

Serviços

Em 2013, o setor de serviços respondeu por 31,93% do emprego na economia, o equivalente a 984.498 postos de trabalho. A maior concentração dessas vagas formais está nas grandes empresas (31,56%). A Região Metropolitana de Porto Alegre, com 60,4% do total reúne o maior contingente de empregados do setor. Com distribuição entre gêneros equilibrada, a maioria dos empregados tem mais de 30 anos (68,24%), sendo que 37,97% possuem idade igual ou superior a 40 anos. A remuneração média está em R$ 2.043,35.

O estudo

O Mapa do Emprego apresenta, de forma clara e simplificada, o perfil básico do trabalhador do setor terciário privado, distinguindo sexo, distribuição etária, tempo médio de permanência na empresa, grau de instrução e remuneração média. Os dados são apresentados por mesorregião e por porte de estabelecimento. O estudo apresenta números compilados para o total da economia do Rio Grande do Sul, para o Comércio e Serviços, e as divisões que apresentaram participação do emprego igual ou superior a 1% do setor terciário privado.