Sindilojas POA propõem à Assembleia reflexão sobre reajuste do piso regional

Em nome dos 18 mil lojistas representados, o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, encaminhou carta a todos os deputados estaduais com considerações contrárias a nova proposta de reajuste…

Em nome dos 18 mil lojistas representados, o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, encaminhou carta a todos os deputados estaduais com considerações contrárias a nova proposta de reajuste dos pisos salariais no Rio Grande do Sul.

De acordo com a Entidade, impõem-se às empresas gaúchas, que já sobrevivem aos múltiplos problemas de competitividade, um aumento irrazoável, que dificulta ainda mais o desenvolvimento econômico e o crescimento dos empregos formais. “Não há como sustentar uma polí¬tica de reajuste do Piso Salarial Regional baseada na valorização do salário mínimo nacional. Na época da criação do mínimo regional, em 2001, o cenário de participação do RS no PIB brasileiro era diferente e o custo de vida bem mais elevado do que nos outros Estados”, aponta Sielichow.

O documento ainda apresenta cálculos aos parlamentares gaúchos: Desde sua criação, foram concedidos ganhos reais para o piso regional todos os anos e, em 2012, o Governo do Estado pretende reajustá-lo em 14,75% para um período de 10 meses, o que equivale a uma taxa de 18,0% em 12 meses, significativamente acima do reajuste do salário mínimo nacional em 2012, de 14,26%. Além disso, o índice de correção pretendido representa um ganho real de 10% no período, consideravelmente acima de qualquer registro de crescimento em uma janela de dez meses do PIB, PIB per capita ou aumento de produtividade do trabalho no Estado nos últimos anos.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais