Sindilojas Porto Alegre apoia aplicação de valor diferenciado para compras a vista

A imprensa noticiou nesta semana a intenção do Governo em discutir a orientação passada a todos os Procons do Brasil de punir comerciantes que praticarem preços diferentes para pagamentos em cartão de…

A imprensa noticiou nesta semana a intenção do Governo em discutir a orientação passada a todos os Procons do Brasil de punir comerciantes que praticarem preços diferentes para pagamentos em cartão de crédito. O Sindilojas Porto Alegre esclarece que apóia a revisão desta orientação, pois defende que o lojista possa beneficiar com descontos o consumidor que efetua pagamento em dinheiro.

Atualmente, operações com cartão de débito e crédito são altamente tarifadas. Além disso, no cartão de crédito o valor do produto será recebido somente 30 dias depois e com desconto da taxa de administração. Mesmo nas compras pagas com cartões de débito, os valores não chegam imediatamente aos lojistas, diferentemente dos pagamentos em dinheiro. Para pequenos comerciantes estes fatores são problemáticos. “Acreditamos que o lojista deve ter o direito de repassar ao consumidor o benefício de pagar menos taxas. Compras com cartões de débito ou crédito não são compras à vista, pois na prática o lojista aguarda para receber. Se o consumidor paga em dinheiro, o lojista deveria ser amparado pela lei para poder praticar um preço final diferenciado. Isso incentiva, inclusive, a redução do endividamento da população e evita dificuldades financeiras para pequenos lojistas”, alerta Ronaldo Sielichow, presidente do Sindilojas Porto Alegre.

A posição do Sindicato não é favorável a prática de preços maiores para compras com cartões e sim que o lojista possa aplicar descontos para pagamentos a vista, o que atualmente não é permitido legalmente. A Entidade defende, ainda, o direito dos lojistas de ter melhores negociações para as taxas cobradas pelas operadoras de cartão de crédito.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais
    Noticias

    Transforme talento em marca de sucesso

    Veja mais
    Noticias

    Campanha de incentivo ao comércio local para reerguer Porto Alegre tem apoio do S...

    Veja mais