Sindilojas Porto Alegre celebra 75 anos

A comemoração reuniu lojistas, entidades e imprensa e ainda contou com show de Jair Rodrigues

Para marcar os 75 anos de atividades do Sindilojas Porto Alegre, aconteceu na noite de ontem (05), a comemoração desta trajetória em evento realizado no Grêmio Náutico União, na capital. A programação contou com o lançamento do livro “Porto Alegre na vitrine – memória do comércio varejista da capital Gaúcha”, entrega do Troféu Mercúrio e show de encerramento com o cantor Jair Rodrigues.

A celebração foi prestigiada por diversas autoridades, dirigentes de entidades de classe de todo estado, empresários e fornecedores. Para Ronaldo Sielichow, presidente do Sindilojas Porto Alegre, “foi um momento iluminado para o sindicato pelo prestígio e reconhecimento daqueles que estiveram presentes nesta comemoração. Isto certifica que o trabalho desenvolvido gera bons resultados”.

História do Comércio
A obra foi escrita por Eduardo Bueno e Paula Taitelbaum e faz um resgate da história do comércio da capital. A publicação é fruto de uma profunda pesquisa sobre as principais ruas nas quais o setor comercial de Porto Alegre nasceu e se desenvolveu, passando pelas lojas pioneiras e personalidades de destaque na área.
Em 304 páginas, Porto Alegre na Vitrine é um presente que o Sindilojas Porto Alegre preparou para a cidade. O livro será doado para bibliotecas públicas e será disponibilizado para lojistas associados.

Troféu Mercúrio
A premiação foi criada pela Entidade para homenagear empresas e personalidades que se destacaram no desenvolvimento do comércio. Mercúrio, segundo a mitologia romana, é o deus do varejo e por esse motivo o troféu recebeu esse nome. Os vencedores foram escolhidos por uma comissão formada por diretores do Sindicato, que levaram em consideração a relevância dos nomes para o crescimento do varejo.

Duas lojas e três personalidades importantes na história do varejo porto-alegrense foram agraciadas. As categorias são Destaque Lojista, Destaque Imprensa, Destaque Político e Personalidade do Varejo. “Criamos este prêmio para homenagear as lojas e pessoas que ajudam o comércio a crescer. É importante prestigiar quem contribui para o desenvolvimento da cidade”, afirma Ronaldo Sielichow, presidente do Sindilojas Porto Alegre.

Veja abaixo quem são os agraciados:
Destaque Lojista – empresa de grande porte:
Lojas Renner
Antônio Jacob Renner, fundador da rede, foi um dos maiores empresários gaúchos. Em 2 de janeiro de 1912 a fundação da pequena fábrica têxtil A. J. Renner em São Sebastião do Caí, foi o início de uma história de sucesso e crescimento no varejo. Tudo começou com a fabricação do Terno Ideal, que exigiu um contato mais próximo com o consumidor, resultando na inauguração do primeiro ponto de venda da Renner, em 1922. Era uma pequena loja alugada, de 20 metros quadrados, na Rua Vigário José Inácio. Pouco tempo depois a loja já seria expandida e estaria vendendo a prazo. Atualmente, cem anos depois, a Lojas Renner como conhecemos atua com 179 lojas em todas as regiões do país, quinze mil funcionários e é um gigante consolidado no varejo nacional.

Destaque Lojista – pequena e microempresa:
Gheno Uomo
Com 24 anos de existência, a Gheno Uomo é uma loja de moda masculina localizada no elegante bairro Moinhos de Vento. O primeiro endereço da loja foi em uma galeria, no mesmo bairro, por ser uma novidade na época. Desde 2011 a Gheno Uomo, que tem esse nome em homenagem à origem italiana da proprietária, está localizada em um amplo espaço na Rua Hilário Ribeiro, 298. Administrada por Maria Cecilia Gheno, a empresa atravessou diversos momentos na economia nacional, como mudanças bruscas nos governos e inflação altamente variável. Mesmo com estes desafios, e apesar de ser uma empresa de pequeno porte, destaca-se por manter-se atualizada no competitivo comércio porto-alegrense. Acompanhando as tendências da moda há mais de duas décadas, a Gheno Uomo tornou-se um exemplo de administração e consistência no varejo.

Destaque Imprensa
Giane Guerra, Rádio Gaúcha (Grupo RBS)
Jornalista e Bacharel em Direito, estudante de economia e com MBA em Finanças na FIA/SP, é apresentadora e colunista de economia na Rádio Gaúcha e edita o site Acerto de Contas. Seu excelente trabalho na cobertura jornalística dos acontecimentos econômicos do comércio gaúcho é de grande importância para a classe lojista. Além de seu trabalho como jornalista, também ministra palestras e media debates na área econômica. Participa de coberturas de eventos nacionais e internacionais, como a Feira de Hannover e Rio Oil and Gas. Por sua atuação no jornalismo econômico, Giane Guerra já recebeu prêmios de instituições como Embrapa, Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Setcergs.

Destaque Político
Vereador Idenir Cecchin
Natural de Nova Prata, no interior do Rio Grande do Sul, o vereador chegou em Porto Alegre em 1972 para iniciar sua carreira na área comercial. Foi representante comercial por dez anos até iniciar seu negócio na área de mineração e comércio de pedras naturais. Administrador de empresas pela Faculdade São Judas Tadeu, Idenir Cecchin foi também diretor do Sindilojas Porto Alegre. Sua carreira política foi iniciada nos anos 80. Desde então, já foi chefe de gabinete da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado, Secretário Executivo do Codesul e Secretário Municipal de Indústria e Comércio. Em sua gestão na SMIC, contribuiu com ações como revitalização de espaços no Brique da Redenção, criação e implantação do projeto do Camelódromo e ações para geração de emprego e renda. Atualmente, é vereador em Porto Alegre.

Personalidade do Varejo:
Alécio Langaro Ughini

Alécio Langaro Ughini, natural de Tapejara no Rio Grande do Sul é Diretor – Presidente da Ughini S/A, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS e integra a diretoria do Sindilojas Porto Alegre. Atualmente também atua na vice-presidência das seguintes entidades: Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuários e Armarinhos de Porto Alegre, Federação do Comércio Atacadista do Rio Grande do Sul, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e FECOMERCIO/RS. A Ughini loja que teve duas portas abertas em 1927, atua nos setores de artigos esportivos, moda masculina, moda feminina, infantil, calçados, cama, mesa e banho. Na área industrial, a empresa mantém a Usacon Indústria de Confecções Ltda em Tapejara, com produção média mensal de 50.000 peças de jeans masculinos, femininos e infantis.

Veja as fotos do evento no link abaixo:

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais