Sindilojas Porto Alegre conquista Troféu Bronze no 17º Prêmio Qualidade RS

Processo contínuo de profissionalização da gestão garantiu vitória para o Sindicato

No segundo ano de participação no Prêmio Qualidade RS o Sindilojas Porto Alegre comemora a conquista do Troféu Bronze. O tradicional processo de avaliação realizado pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) conta com a participação do Sindilojas Porto Alegre desde 2009. A gestão profissional, com foco na qualidade, trouxe padronização de processos e a criação de novos serviços que beneficiam diretamente os lojistas representados pela Entidade. “Esta realidade tornou possível a conquista do ano passado, quando ganhamos a Medalha de Bronze e agora nos deu o Troféu Bronze”, comemora Ronaldo Sielichow, presidente do Sindicato. O Troféu deste ano endossa os resultados dos trabalhos iniciados há 3 anos.

Com 74 anos de trabalho na representação dos lojistas da Capital, o Sindilojas Porto Alegre é uma das mais tradicionais e ativas instituições do Sul do país. Integrante do Sistema Fecomércio, torna-se cada vez mais referência nacional entre as entidades de classe. Representa aproximadamente 18 mil empresas do comércio de Porto Alegre e Alvorada e conta com cerca de 2.600 associados, que utilizam serviços como consultoria jurídica, capacitação profissional, convênios e benefícios nas áreas de saúde e medicina do trabalho, telefonia, entre outros.

Ações que fizeram a diferença

Criação de projetos de capacitação, treinamento de colaboradores e melhorias nos processos internos são algumas das ações que contribuíram para que o Sindilojas Porto Alegre conquistasse o reconhecimento. A criação do NIS – Núcleo de Inteligência do Sindilojas reforçou ainda mais a atuação junto aos lojistas. O Núcleo é responsável por identificar oportunidades e analisar ações que serão implantadas na Entidade. “Todas as ideias de novos projetos são analisadas pelo NIS com foco na realidade do varejo e nas necessidades dos lojistas. Dessa forma, podemos implantar serviços novos com garantia de que serão úteis para os comerciantes”, afirma Sielichow.

Os projetos Geração Varejo e Varejo na Escola também são importantes criações da atual gestão. Voltado a captação e capacitação de mão de obra para o comércio, o Geração Varejo auxilia os lojistas a encontrarem profissionais para suas lojas. Já o Varejo na Escola é o programa que oferece um curso em que estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da Capital receberão noções amplas de varejo, do funcionamento de uma loja e também sobre economia e mercado. “É nosso papel, como representante dos lojistas, pensarmos no futuro. Precisamos mostrar aos jovens que é possível crescer profissionalmente no varejo e damos a eles ferramentas para isso”, salienta o presidente.

Pensar no público interno e na qualificação da força de trabalho da Entidade também é um indicativo da maturidade organizacional alcançada. O programa de capacitação para os colaboradores, desenvolvido em 2010, consolidou-se em 2011, o que trouxe ainda mais qualidade na atuação do sindicato.
Para os lojistas, o Sindicato também é referência em representatividade. O ano passado apresentou 8% de crescimento no quadro associativo, com aumento considerável no número de contribuintes adimplentes. A satisfação dos associados em relação aos serviços prestados pela Entidade cresceu 8% em relação a 2010 e 80% dos lojistas citaram o Sindilojas Porto Alegre como a Entidade mais representativa do comércio.

Reconhecimento

A gestão transparente e focada em resultados garantiu outros prêmios para a entidade, que venceu recentemente o concurso realizado no 28º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens e Serviços e Turismo com a apresentação do case “Gestão da Contribuição Sindical Patronal”, que ampliou as receitas da Entidade e obteve crescimento de 21,43% no número de empresas contribuintes nos últimos dois anos. Os reconhecimentos nacionais e regionais reforçam os objetivos e metas do Sindicato para os próximos anos e motivam a continuidade do trabalho já realizado. “Estamos construindo um Sindicato mais forte e organizado. E quem ganha com isso é o lojista, pois sabe que pode contar com uma entidade representativa de verdade, que luta pelos direitos da classe e busca o crescimento constante”, finaliza o presidente Sielichow.

A entrega do Prêmio Qualidade RS será realizada no 13º Congresso Internacional da Gestão, no Pavilhão de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, no próximo dia 17 de julho.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil empresas nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa dos comerciantes, desenvolve ações que promovem o fortalecimento da categoria. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas.