Sindilojas Porto Alegre contará a história das “Caras de Pedra” da Capital

O projeto “Caras de Pedra” tem como objetivo resgatar a história de Porto Alegre, retratando 13 faces e estátuas presentes em tradicionais prédios do Centro Histórico da Capital. Todo início de mês, o…

O projeto “Caras de Pedra” tem como objetivo resgatar a história de Porto Alegre, retratando 13 faces e estátuas presentes em tradicionais prédios do Centro Histórico da Capital. Todo início de mês, o Sindilojas Porto Alegre irá contar a história da “Cara de Pedra” que estampa o respectivo mês no calendário 2014 da Entidade. Em janeiro, O Edifício Tuyuty, com sua fachada arredonda, localizado na esquina da Rua Riachuelo, fazendo a curva com a Rua Caldas Júnior, é a imagem do mês.

A planta do arquiteto D.F. Rocco, mescla elementos do barroco, do neoclassicismo e do Art Nouveau e tem a figura da “Cara de Pedra” com um sorriso mordaz olhando quem passa. Inicialmente o prédio era utilizado tanto para fins comerciais como para moradia e pertencia a David Fischmann e José de Carvalho.

Em 1937 o edifício foi adquirido pelo Grêmio Beneficente de Oficiais do Exército (GBOEX), que manteve os traços originais. Mais tarde, o prédio foi tombado pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Patrimônio Histórico e Cultural em 30 de outubro de 1990. Desde 2007 a construção está restaurada.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais