Sindilojas Porto Alegre orienta lojistas sobre as regras para troca de produtos

Depois de semanas com lojas cheias em razão das vendas de Natal, o comércio se prepara para o período das trocas de presentes, que também se mostra como uma possibilidade de boas vendas, uma vez que o…

Depois de semanas com lojas cheias em razão das vendas de Natal, o comércio se prepara para o período das trocas de presentes, que também se mostra como uma possibilidade de boas vendas, uma vez que o cliente, quando efetua uma troca, acaba adquirindo outros produtos.

Sabendo disso, o Sindilojas Porto Alegre organizou algumas orientações para ajudar os comerciantes na hora da troca. São elas:

– A troca de bens adquiridos pessoalmente em lojas não está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC). No entanto, os comerciantes mantém esta prática com o objetivo de fidelizar clientes ou então complementar o faturamento através da troca por produtos de maior valor.

– Caso o lojista tenha ofertado no ato da compra a possibilidade da troca, deverá honrar com a política de troca informada ao cliente.

– De acordo com o CDC, o direito de arrependimento somente é previsto para compras feitas de forma virtual. Isso significa que não se aplica para compras presenciais, mesmo que os produtos sejam para presentear terceiros.

– A obrigatoriedade da troca somente acontece para produtos adquiridos com defeito.

– Nessa hipótese, o lojista tem o prazo de 30 dias, contados da reclamação do cliente, para consertar o produto.

– Caso não seja feita a reparação do produto em 30 dias, o cliente pode solicitar abatimento no preço, devolução do valor pago corrigido ou a entrega de novo produto.

– Se não houver previsão de garantia ofertada pelo lojista/fabricante, o prazo para reclamação de produtos com defeito é de 90 dias, contados da entrega do produto.

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