Sindilojas Porto Alegre participa de evento que discute como será a capital dos gaúchos do futuro

Encontro com Mantenedores, promovido pelo POACVB, teve apresentação de projetos articulados pelo POA Inquieta, movimento do qual a Entidade está envolvida.

Realizado na última terça-feira (01), na Casa Vetro, o Encontro com Mantenedores, da POACVB, reuniu associados ao Convention Bureau e autoridades para falar sobre “Como os movimentos coletivos transformam Porto Alegre”. O evento contou com a apresentação dos projetos encabeçados pelos coletivos POA Inquieta e Pacto Alegre, dos quais o Sindilojas Porto Alegre faz parte.

Ambos os movimentos têm como objetivo pensar de forma coletiva e voluntária melhorias para a cidade, realizando do planejamento até a captação dos recursos juntamente com o poder público e empresas privadas para a execução. Atualmente, segundo a articuladora do POA Inquieta Sirley Carvalho, fazem parte dessas iniciativas cerca de dois mil voluntários e mais de 100 articuladores, que se distribuem em grupos temáticos. Quem representa o Sindilojas Porto Alegre no POA Inquieta e no Pacto Alegre é o superintendente da Entidade Alexandre Peixoto, que também esteve no evento desta terça como mediador de um bate-papo com os palestrantes.

Entre os projetos em andamento, os quais foram apresentados pela articuladora Gisele Minato de Miranda, estão Rota Cervejeira, Place Branding, Natal POA 2019, com 90 atrações programadas para fomentar o turismo na Capital, e o projeto POA 2020, que pretende envolver 60 mil pessoas em eventos espalhados pela cidade. Este último tem como objetivo deixar um legado para as comunidades da Vila Bom Jesus e Morro da Cruz.

Para o coordenador do Pacto Alegre Paulo Ardenghi, os resultados desses movimentos estão aparecendo e em um período de 10 anos podem levar Porto Alegre ao patamar de referência em inovação na América Latina, retomando o protagonismo das décadas passadas.