Sindilojas Porto Alegre participa de solenidade de criação do Comitê Municipal de Economia Criativa

O vice-presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, participou nesta manhã de evento em que o prefeito José Fortunati assinou o decreto que institui oficialmente o Comitê Municipal de Economia Criativa, em solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico, social e cultural da capital gaúcha, através de um ecossistema de empreendedorismo e inovação, e ainda estimular o crescimento dos setores criativos. Paulo Kruse é o representante da Fecomércio-RS dentro do Comitê.

A iniciativa é do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) e da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e consolida as ações já empreendidas pelo grupo “Porto Alegre Criativa”, que vem se reunindo quinzenalmente com a missão de criar e implantar um Programa de Economia Criativa e desenvolver um arranjo produtivo local (APL), através da inovação social, com o uso de processos de inteligência colaborativa para gerir a solução de problemas urbanos. A ideia é unir esforços, juntamente com a sociedade civil, para estabelecer políticas públicas de fomento à economia criativa e científica no município, em diferentes áreas de atuação.

Segundo a coordenadora-geral do Inovapoa, Deborah Pilla Villela, estimular o desenvolvimento dos setores criativos e culturais na Capital é de fundamental importância para uma cidade que busca o crescimento do setor e prima pela valorização do seu capital intelectual.

“Porto Alegre Criativa” – O Porto Alegre Criativa abrange aspectos econômicos e sociais, envolvendo cadeias produtivas, agentes criativos, interfaces tecnológicas e modelos inovadores de empreendimento. Promove a geração de emprego e renda, abertura de novos mercados e estimula a diversidade cultural, inclusão social e o desenvolvimento humano.